Dom Oliver Dashe Doeme, bispo de Maidiguri, Nigéria, incentivou a rezar o terço para erradicar a violência terrorista que devasta o país.

“Peço àqueles que desejam ajudar, junto às organizações de ajuda como Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), que rezem pelo fim da violência, especialmente o terço”, assegurou o bispo e acrescentou que “com a oração fervorosa e profunda a Nossa Senhora, o inimigo será certamente derrotado”, destacou durante a apresentação do Relatório sobre a Liberdade Religiosa 2021 no Reino Unido.

A diocese de Maidiguri é uma das mais afetadas pelo grupo trrorista muçulmano Boko Haram na Nigéria.

Ao menos 12 mil cristãos morreram no país desde junho de 2015, por causa dos ataques terroristas. A Nigéria está sendo aterrorizada há anos pelo Boko Haram. Agora, juntou-se a violência de pastores islâmicos radicalizados do grupo étnico fulani contra os cristãos, e grupos dissidentes do Estado Islâmico.

Dom Doeme ressalta que "o componente religioso neste conflito é claro", mas o extremismo islâmico também matou mais de 5 mil muçulmanos entre 2013 e 2017.

Dom Doeme destacou que o extremismo islâmico representa um grande perigo porque se espalhou para além da Nigéria, "a região do Sahel se tornou uma zona de operações segura para grupos como o Boko Haram, que prometeu lealdade ao Estado Islâmico".

De acordo com Ajuda à Igreja que Sofre, Chade, Mali e Níger estão lutando contra a propagação do extremismo, embora outros países africanos também sejam afetados e destaca que “após a derrota do Estado Islâmico no Iraque e na Síria, a África se tornou um novo epicentro do extremismo. Para enfrentar as ameaças, será necessária a colaboração internacional e que os Estados africanos trabalhem juntos para derrotar um inimigo comum”.

Na verdade, o Relatório de Liberdade Religiosa de 2021 destaca que a Nigéria foi um dos países onde cristãos e muçulmanos foram mais afetados pelo terror islâmico. O relatório destaca que durante os quase 20 anos de violência do Boko Haram, estima-se que 36 mil pessoas tenham morrido e dois milhões de pessoas tenham sido deslocadas. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha também relatou que metade das cerca de 40 mil pessoas dadas como desaparecidas na África até à data provêm da região nordeste da Nigéria, onde Maidiguri está localizada.

O Relatório de Liberdade Religiosa Ajuda à Igreja que Sofre diz que o Boko Haram pretende derrubar o governo e estabelecer um estado islâmico que afeta cristãos e até que não compartilham do fundamentalismo religioso do grupo.

O relatório sobre Liberdade Religiosa afirma que as zonas da África são alvo de redes jihadistas transnacionais, como o Estado Islâmico e a Al Qaeda, que unem forças com milícias armadas locais, com apoio ideológico e material do Oriente Médio que promovem sua radicalização para estabelecer "províncias do califado" nesse continente.

Confira também: