O Bispo do Temuco, Dom Manuel Camilo Vial, solicitou ao Instituto de Ciências Religiosas da Universidade Católica local, um estudo sobre os grupos satânicos que existem em La Araucania; e acrescentou que também ficará em contato com líderes evangélicos para tratar o tema.

Dias atrás, o Prelado indicou que "sempre soubemos que existem estes grupos satânicos e outros que são violentistas", mas esclareceu que se necessita uma investigação a fundo. Acrescentou que na Assembléia Plenária de novembro, os bispos abordarão esta temática "porque vamos estudar o tema do ecumenismo e nos foi pedido que tratemos o tema das seitas".

Por sua vez, o diretor do instituto da Universidade Católica, Padre Juan Leonelli, indicou que ainda não receberam um pedido formal do Bispo mas estão dispostos a colaborar. Explicou que se requererá uma equipe multidisciplinar que analise a problemática de diversos ângulos.

Dom. Vial manifestou esta inquietação como resultado dos últimos atos violentos registrados na região, e cujos autores alegaram uma influência satânica. Diante disto, o Pe. Leonelli explicou que geralmente estas manifestações são produto de "mentes debilitadas ou perturbadas, que aderem mais facilmente a grupos de caráter satânico ou outras seitas". Indicou que estas pessoas "são persuadidas sem muita dificuldade".

Entretanto, advertiu que dar publicidade a estes fatos através das notícias pode fazer com que outros jovens utilizem depois "o mesmo argumento para justificar sua ação". Por isso, assinalou, "é preciso ver que ver se houver vínculo com algum grupo da região, mas isso o estudo, para o qual serão muito importantes os dados policiais, irá determinar".