O Administrador Apostólico de Yujiang (China), Dom John Peng Weizhao, foi posto em liberdade depois de passar seis meses preso pelas autoridades comunistas chinesas.

O Bispo foi liberado na sexta-feira sob a condição de que não viaje para fora da província de Yujiang durante os próximos três meses, explicou o site UCANews, que explica que de agora em diante o Prelado poderá realizar seu ministério do sacerdócio, mas não seu ministério episcopal, já que a China não o reconhece como válido.

Durante os últimos três meses esteve detido em um albergue da cidade. O Bispo foi preso na residência sacerdotal onde habitava em presença de autoridades de Assuntos Religiosos e levado a um lugar desconhecido.

"Sacerdotes que estavam na cena quando foi detido Dom Peng reconheceram vários oficiais de assuntos religiosos do distrito de Linchuan", comentou uma fonte anônima ao informativo UCANews. "Mas quando foram aos oficiais para perguntar sobre seu paradeiro, os oficiais disseram que não sabiam nada porque essa foi uma ação do governo provincial".

O controle das autoridades sobre a província de Jiangxi se estendeu a pretender criar uma única diocese em 1985, razão pela qual as diocese existentes passaram a ser clandestinas mas seguiram sob a autoridade da Santa Sé.

O Bispo de Yujiang, Dom Thomas Zeng Jingmu, que renunciou por causa de sua avançada idade e que sofreu mais de um ano de prisão aos seus oitenta anos de idade e grave estado de saúde, foi substituído em 2012 por Dom Peng em condição de administrador apostólico. Sua nomeação nunca foi reconhecida pelas autoridades civis.

A detenção do sacerdote deu-se em meio a uma quebra de onda de demolições de lugares de culto cristão e a declaração da religião como uma "ameaça para a segurança" em um recente relatório acadêmico oficialista.