O Bispo auxiliar de Brasil (DF), Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, foi designado pela Santa Sé para presidir as celebrações de Semana Santa na Diocese de Formosa (GO), após a prisão temporária de Dom José Ronaldo no último dia 19 de março.

Segundo informou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José Aparecido irá presidir as Missas do Domingo de Ramos, do Crisma e do Tríduo Pascal. O Prelado salientou que, neste período, não irá “obscurecer a centralidade do Mistério Pascal” com os problemas ocorridos.

O Bispo de Formosa, Dom José Ronaldo teve a prisão temporária decretada no dia 19 de março, juntamente com cinco sacerdotes e funcionários da Cúria, na Operação Caifás do Ministério Público de Goiás, acusados de ter desviado recursos oriundos de dízimos, doações de fiéis, arrecadações de festas e taxas de batismos e casamentos, nas cidades de Formosa, Posse e Planaltina.

Em seguida, no dia 21 de março, o Papa Francisco nomeou o Arcebispo de Uberaba (MG), Dom Paulo Mendes Peixoto, como Administrador Apostólico da Diocese de Formosa.

Para a Semana Santa, que começam no próximo dia 25 de março com o Domingo de Ramos, Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida está à frente das celebrações a pedido da Santa Sé.

Em declarações ao site da CNBB, o Bispo auxiliar de Brasília reforçou que estas celebrações “têm mensagens suficientes para conformar todo mundo e animar o presbitério e os leigos”, ressaltando a centralidade da vida cristã em Cristo, “único e supremo pastor”.

Segundo Dom José Aparecida, “não tem nenhuma coisa a dizer que não seja Cristo”.

“Não vamos obscurecer a centralidade do Mistério Pascal por um problema circunstancial – que deve ser solucionado. Mas toda atenção estará no mistério de cada dia”, declarou.

Confira também: