Um importante bispo católico alemão respondeu à negativa do Vaticano às bênçãos para casais do mesmo sexo na segunda-feira, dizendo que não há "respostas fáceis" para esta questão e que a mesma será discutida pelos bispos alemães nas próximas assembleias do Sínodo que a Igreja deste país vem realizando. 

O bispo Georg Bätzing, atual presidente da conferência dos bispos alemães, fez o comentário neste 15 de março, depois que a Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) do Vaticano esclareceu que a Igreja Católica não tem o poder de dar bênçãos litúrgicas a uniões homossexuais, em um texto que foi aprovado pelo Papa Francisco.

Ele disse que a resposta da CDF a uma pergunta sobre a possibilidade de bênçãos do mesmo sexo reflete "o estado do ensino da Igreja expresso em vários documentos de Roma", relatou a CNA Deutsch, a agência de notícias em língua alemã do grupo ACI.

"Na Alemanha e em outras partes da Igreja mundial, já há algum tempo existem discussões em andamento sobre a forma como tal ensinamento e o desenvolvimento doutrinário em geral podem ser avançados com argumentos viáveis -- com base em verdades fundamentais da fé e da moral, com uma reflexão teológica progressiva, e também aberta aos resultados mais recentes das ciências humanas e das situações de vida das pessoas de hoje. Não há respostas fáceis para perguntas desse tipo”, declarou.

A CNA Deutsch informou anteriormente que Bätzing expressou apoio às bênçãos do mesmo sexo, dizendo: "nós, na Igreja da Alemanha, precisamos de soluções para isso".

Em sua declaração, o bispo abordou o impacto da intervenção da CDF no "Caminho Sinodal", uma série de reuniões que já dura cerca de dois anos e reúne leigos e bispos alemães para discutir quatro temas principais: a forma como o poder é exercido na Igreja; a moralidade sexual; o sacerdócio; e o papel das mulheres.

Ele disse que o "Caminho Sinodal" estava buscando abordar "o tema das relações bem-sucedidas de forma abrangente que também considera a necessidade e os limites do desenvolvimento eclesial doutrinário".

"Os pontos de vista apresentados hoje pela Congregação para a Doutrina da Fé devem e naturalmente encontrarão seu caminho nestas discussões", afirmou Dom Bätzing.

Esta porém não foi a reação do Bispo Rudolf Voderholzer, de Regensburg, que saudou o documento da CDF sublinhando a aprovação do Papa Francisco.

Em uma declaração também este 15 de março, o prelado escreveu: "A Congregação para a Doutrina da Fé deixou claro que a Igreja não tem autoridade para abençoar parcerias entre pessoas do mesmo sexo. O Papa Francisco aprovou a publicação do documento e as explicações que acompanham."

"Com o Papa e os membros do Sínodo da Família de 2015, também destaco 'que cada pessoa, independentemente da orientação sexual, deve ser respeitada em sua dignidade e tratada com consideração, enquanto "todos os sinais de discriminação injusta" devem ser cuidadosamente evitados”, concluiu.

Confira: