O Bispo do Angers (França), Dom. Jean-Louis Bruguès, advertiu nesta segunda-feira durante o Sínodo de Bispos que o secularismo afetou a mente católica, reduzindo assim a compreensão do mistério eucarístico.

O Prelado qualificou o processo de secularização como "uma tendência histórica longa e durável", que gerou uma mentalidade –o secularismo– que questiona particularmente à consciência cristã".

"O secularismo –explicou Dom. Bruguès– rejeita toda forma de relação com o mais à frente e o mundo invisível". "E existe também uma ‘auto-secularização’ no interior de nossas comunidades cristãs", acrescentou.

"Em que se converte o ‘pão vindo do céu’ se já não existe um céu?", perguntou o Prelado francês; e em seguida acrescentou: "É necessário precisar o papel que a Eucaristia deve ter na ‘nova evangelização’, e mais precisamente na evangelização da cultura".

"Também convém animar nossos jovens a que possam descobrir na adoração eucarística a fonte de sua missão frente ao racionalismo moderno", concluiu.