O papa Bento XVI afirmou que o fato de que madre Angélica, fundadora do canal católico EWTN, tenha morrido em um domingo de Páscoa “é um dom”.

Foi o que contou o seu secretário pessoal, dom Georg Ganswein, em diálogo com o Grupo ACI em 2016, quando compartilhou as impressões de Bento XVI, que morreu em 31 de dezembro de 2022.

Em outra ocasião, quando se encontrou com a equipe de redação de ACI Stampa – agência em italiano do Grupo ACI – em dezembro de 2016, o papa afirmou que “a madre Angélica foi uma grande mulher, muito corajosa”.

Em outubro de 2009, Bento XVI outorgou à madre Angélica a medalha Pro Ecclesia et Pontifice, a mais alta honra que um papa pode conceder a um leigo ou religioso na Igreja.

O encarregado de apresentar o galardão foi o bispo de Birmingham, dom Robert Baker, que realizou uma breve cerimônia no Santuário do Santíssimo Sacramento em Hanceville, no estado de Alabama.

A madre Angélica morreu no domingo de Páscoa, 27 de março de 2016, depois de 15 anos lutando com as sequelas de um derrame cerebral. Ela tinha 92 anos.