Com a designação do sacerdote Juan Carlos Romaní S.D.B., atualmente diretor da comunidade salesiana de Mar del Plata, como novo Bispo de Rio Gallegos, o Papa Bento XVI designou o segundo bispo argentino de seu pontificado, desta vez da diocese mais extensa e de menor densidade populacional na Argentina.

Dom. Romanín, de 51 anos, é o quarto salesiano da diocese localizada na capital da província ao sudeste de Santa Cruz, sucedendo Dom. Alejandro Antonio Buccolini, S.D.B., cuja renúncia ao governo pastoral da diocese foi aceita por ter alcançado o limite de idade de 75 anos estabelecido pela legislação canônica.

O novo Bispo nasceu em Sarandí, partido de Avellaneda, província de Buenos Aires, em 4 de novembro de 1954. Seu pai, Carlos Romanín, foi um antigo militante da Juventude Operária Católica (JOC).

Realizou seus estudos primários no Oratório Centenário Dom Bosco, de Avellaneda e os secundários no Instituto salesiano de Bernal, ingressando desta maneira na Sociedade Salesiana de São João Bosco. Estudou Filosofia e Teologia nos seminários de La Plata e de Buenos Aires (Vila Devoto). Emitiu sua primeira profissão religiosa em 1971 e a perpétua em 1978.

Ordenado sacerdote em 1981, foi professor de Filosofia em La Plata, e docente de espiritualidade salesiana em Quito (Equador).

Desde sua ordenação até 1985 foi membro da Comunidade Salesiana de Avellaneda. Desde 1992 a 1999 diretor da comunidade salesiana e vigário e em seguida pároco de Nossa Senhora das Mercês, de Enseada (La Plata). Após e até o momento de sua designação como bispo foi diretor da Comunidade Salesiana de Mar del Plata.

A diocese de Rio Gallegos, criada em 1961 pelo Papa João XXIII, compreende todo o território das províncias de Santa Cruz e Tierra del Fuego, com uma superfície de 265 mil e 614 quilômetros quadrados e uma população de 300 mil habitantes, dos quais 200 mil são católicos.

A diocese mais extensa da Argentina, e a de menor densidade populacional (1,12 habitantes por quilômetro quadrado) conta com 28 paróquias, 44 sacerdotes, 5 diáconos permanentes, 88 religiosos. A diocese conta também com 20 colégios católicos.

Com esta designação ainda ficam vacantes as dioceses de Gualeguaychú e Santiago del Estero.