Nesta quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013, Bento XVI nomeou mais um bispo para o Brasil. O Santo Padre elegeu o Mons. José Mário Scalon Angonese, atualmente pároco da Paróquia da Ressurreição e Reitor do Seminário Maior de Santa Maria (RS) como bispo auxiliar de Curitiba (PR).

A Nunciatura Apostólica comunicou a nomeação lembrando que o Santo Padre atendeu ao pedido do arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti de poder contar com um colaborador e acrescentou que a notícia foi publicada no jornal “L’Osservatore Romano” desta quarta-feira, ao meio dia, no horário de Roma.

Segundo as informações divulgadas pela CNBB, o novo bispo é gaúcho de Unistalda, Santiago. Monsenhor José Mário recebeu formação institucional em Filosofia e Teologia em Viamão (RS) e se especializou em Psicopedagogia. Foi incardinado na Diocese de Santa Maria em 1988 e ordenado sacerdote em 1989, na cidade de de Nova Esperança do Sul.

Como sacerdote, Monsenhor José Mário desempenhou as seguintes atividades: assistente no Seminário São José e promotor vocacional de 1990 a 2002; diretor espiritual do mesmo Seminário no período de 1991 a 1998. No ano de 1995, trabalhou por 6 meses na diocese de Cruz Alta (RS), como pároco da Paróquia da Natividade, na cidade Ijuí. Tornou-se Reitor do Seminário São José em 1999 e permaneceu nesse serviço até 2001 quando foi nomeado pároco da Paróquia Santíssima Trindade, em Nova Palma, até 2011 quando foi transferido e tornou-se pároco da Paróquia da Ressurreição, em Santa Maria.

O futuro bispo auxiliar deve ser ordenado em Santa Maria - RS no final de abril e apresentado oficialmente à Arquidiocese de Curitiba, por Dom Moacyr Vitti, no início de maio.

Em entrevista à Assessoria de Comunicação da Arquidiocese, monsenhor José Mário disse estar muito feliz com a notícia. "O convite pelo núncio apóstólico, que ocorreu no final de janeiro deste ano foi uma grande surpresa para mim, pois num país que possui mais de 20 mil sacerdotes, você ser convidado à missão de bispo, traz uma grande satisfação".