Em suas palavras prévias à oração do Ângelus, desde a residência de verão de Castel Gandolfo, o Papa Bento XVI indicou que Jesus é o maior milagre do universo, pois Ele é “todo o amor de Deus encerrado em um coração humano, em um rosto humano”.

O Santo Padre assinalou, em referência ao Evangelho do dia, que Jesus se escandaliza da dureza do coração das pessoas frente a Ele, “apesar de que sabe que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria”.

“Como é possível que não reconheçam a luz da Verdade? Por que não se abrem à bondade de Deus, que quis compartilhar nossa humanidade?”, questionou.

Este fechamento espiritual foi o motivo pelo qual Jesus não pôde realizar em Nazaré nenhum prodígio, tendo somente imposto as mãos a alguns doentes, curando-os, assinala a nota da Rádio Vaticano sobre a catequese do Papa deste domingo.

“Com efeito os milagres de Cristo não são uma exibição de poder, mas são sinais do amor de Deus, que se concretiza quando encontra a fé do homem”.

“Enquanto nós buscamos sempre outros sinais, outros prodígios, não percebemos que o verdadeiro Sinal é Ele, Deus feito carne, é Ele o maior milagre do universo: todo o amor de Deus encerrado em um coração humano, em um rosto humano”.

O Santo Padre assinalou que quem compreendeu verdadeiramente a realidade de Jesus foi a Virgem María, pois “sua maravilha por Ele repleta de fé, plena de amor e de gozo ao vê-lo assim humano e, ao mesmo tempo, assim divino”.

“Dela aprendamos, nossa Mãe na fé, a reconhecer na humanidade de Cristo a perfeita revelação de Deus”, exortou o Pontífice.