O Papa Emérito Bento XVI afirmou em uma carta pessoal que existe uma continuidade entre seu pontificado e o pontificado do Papa Francisco, mesmo com diferenças de estilo e temperamento.

Bento XVI dirigiu esta carta ao Prefeito da Secretaria para as Comunicações, Mons. Dario Viganò, por ocasião da apresentação da coletânea “A Teologia do Papa Francisco”, da Livraria Editora Vaticana (LEV).

“Aplaudo esta iniciativa que se opõe e reage ao preconceito tolo segundo o qual o Papa Francisco seria apenas um homem prático desprovido de uma particular formação teológica ou filosófica, enquanto eu seria unicamente um teórico da teologia que teria pouco entendido a vida concreta de um cristão hoje”, assinalou.

 Nesse sentido, disse que os 11 livros escritos por teólogos conhecidos internacionalmente “mostram com razão que o Papa Francisco é um homem de profunda formação filosófica e teológica e ajudam a ver a continuidade interior entre os dois pontificados, não obstante todas as diferenças de estilo e temperamento”.

 A coletânea foi editada pelo Pe. Roberto Repole, presidente da Associação Teológica Italiana.

Segundo um comunicado da LEV, o seu novo responsável editorial, Frei Giulio Cesareo, explicou que foram assinados acordos para a distribuição da coletânea em inglês, espanhol, francês, português, polonês e romeno.

Confira também: