O arcebispo alemão Georg Gänswein disse que Bento XVI está "cheio de entusiasmo pela vida". Dom Gänswein, secretário pessoal de Bento XVI, falou ao jornal alemão Bild, em 20 de outubro, depois que vários meios de comunicação sugeriram que o papa emérito tem "desejos de morrer".

“A arte de morrer bem, ou seja, a ars moriendi, faz parte da vida cristã e o papa Bento XVI está nesse caminho há anos”, disse o arcebispo.

No entanto, o papa emérito “está completamente cheio de entusiasmo pela vida. Ele se mantém estável em meio às suas fraquezas físicas, muito lúcido mentalmente e muito abençoado pelo seu humor bávaro”, afirmou o bispo alemão.

Em uma carta de 2 de outubro e publicada pela abadia de Wilhering, na Áustria, Bento XVI disse que estava profundamente comovido com a morte do padre Gerhard Winkler.

“A notícia da morte do prof. dr. Gerhard Winkler O. Cist., que me foi transmitida, me afetou profundamente. Entre todos os colegas e amigos, ele era o mais próximo de mim. Sua alegria e profunda fé sempre me atraíram”, escreveu Bento XVI, que foi papa de 2005 a 2013.

“Agora ele chegou ao outro mundo, onde tenho a certeza que muitos amigos já o esperam. Espero poder me unir a eles logo”, disse.

Dom Gänswein disse que a carta tinha uma "intenção afetuosa" e brotou do coração, mas isso não significa que Bento XVI "não tenha mais vontade de viver".

“Pelo contrário”, destacou o arcebispo alemão.

O irmão mais velho de Bento XVI, Georg Ratzinger, morreu em julho de 2020, aos 96 anos. Bento XVI fez uma viagem de quatro dias à Alemanha para se despedir dele pouco antes de sua morte.

Confira também: