A Arquidiocese do Rio comemorará os 90 anos  de seu arcebispo emérito, Cardeal Eugenio de Araújo Sales, neste sábado, 6 de novembro, às 9 horas, com missa solene em ação de graças presidida por Dom Orani João Tempesta. A missa na Catedral de São Sebastião, na Avenida Chile,  será concelebrada por 6 cardeais, outros 30 prelados brasileiros. Pela ocasião o Papa Bento XVI, enviou uma Carta Autógrafa na qual destaca que Dom Eugenio “soube gastar-se inteiramente por aqueles que Deus lhe havia confiado".

Segundo informa a nota da Arquidiocese do Rio, as Arquidiocese de Natal, no Rio Grande do Norte e Salvador, Bahia, cidades por D. Eugenio passou antes de vir para o Rio, estarão representadas por seus arcebispos, familiares, amigos, colaboradores, e igualmente do Rio, além dos representantes das paróquias do Rio que virão em caravanas de ônibus.

Para marcar a data natalícia de Dom Eugenio, o Papa Bento XVI, enviou uma Carta Autógrafa na qual destaca que Dom Eugenio “soube gastar-se inteiramente por aqueles que Deus lhe havia confiado, num fecundo ministério vivido em profunda comunhão com o Sucessor de Pedro, sendo até hoje um referencial para toda a Igreja no Brasil, principalmente para as novas gerações de ministros ordenados”.

 Antes da bênção final da missa, será exibido um vídeo sobre a trajetória eclesiástica do arcebispo, com destaque para os encontros que ele teve com os diversos Papas.

Os outros cardeais brasileiros presentes na celebração serão Dom Geraldo Magella Agnelo, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil; Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo; Dom Cláudio Hummes, ex-prefeito da Congregação para o Clero; Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida do Norte; D. José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília; Dom Serafim de Souza Fernandes, arcebispo emérito de Belo Horizonte, mais de 30 arcebispos e bispos, além de centenas de sacerdotes do clero carioca e de outras dioceses.

A Globo News apresentará no dia 5 de novembro, às 22h, no “Jornal das Dez”, com um resumo especial do “Dossiê Globo News” - especial sobre o arcebispo emérito Dom Eugenio Sales - que irá ao ar, no sábado, dia 6 de novembro às 21h05, com reprises no dia 7 de novembro, às 17h05, dia 8 de novembro, às 15h05, e dia 9 de novembro, às 11h05.