Durante sua visita ao México para apresentar o Compêndio da Doutrina Social da Igreja, o Cardeal Renato Raffaele Martino, Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, entregou em nome do Papa Bento XVI, 20 mil dólares para ajudar às vítimas dos furacões Stan e Wilma.

Durante o ato de apresentação do Compêndio, o Cardeal indicou que o Santo Padre quis anunciar neste domingo uma ajuda aos atingidos por tais fenômenos naturais que danificaram as diocese do Cancún e Tapachula.

Apesar de haver outras associações importantes que prestaram ajuda aos danificados, disse o Cardeal, Bento XVI "quis estar das crianças, dos idosos, das famílias nesse território da querida nação mexicana".

O Presidente de Justiça e Paz indicou que, deste modo, o Papa deseja oferecer um sinal de sua paternal proximidade espiritual com as pessoas e as famílias tão duramente provadas pela calamidade, e ser também um ânimo para aqueles que ajudam generosamente aliviando tanto dor.

Do mesmo modo, o Cardeal exortou os mexicanos a não fecharem "os olhos e o coração às carências e dores de seus irmãos" e não interromper "sua solidariedade com os atingidos". "Continuem colaborando com as ações evangelizadoras e humanitárias que a Igreja no México está realizando no sul do país", acrescentou.

Ao término deste ato, o Cardeal Martino presidiu na Basílica de Guadalupe a Missa de abertura do Encontro Continental para a América sobre o Compêndio da Doutrina Social da Igreja.