O Papa Bento XVI recebeu em audiência aos representantes da presidência do Conselho Episcopal Latino-americano e do Caribe (CELAM), para tratar os principais desafios que encontra a Igreja Católica nessa região.

A presidência do CELAM permanecerá em Roma até o próximo 12 de outubro. Seu presidente, o Arcebispo da Tlalnepantla (México), Dom Carlos Aguiar Retes, visitará junto com a sua delegação os diferentes dicastérios vaticanos para compartilhar sobre os principais problemas que afetam o continente latino-americano.

A presidência do CELAM também está conformada por seus dois vice-presidentes: o Arcebispo de Bogotá (Colômbia), Dom Jesus Rubén Salazar Gómez e o Arcebispo de Campo Grande (Brasil), Dom Dimas Lara Barbosa; por um secretário, Dom Dom Santiago Silva Retamales, Bispo de Bela (Chile); e pelo presidente do Comitê Econômico, Dom Carlos María Collazzi Irazábal, Bispo de Mercedes (Uruguai).

O Vaticano não informou sobre os temas tratados entre o Pontífice e os representantes latinos durante a audiência, mas fontes do CELAM informaram que os pontos principais foram a situação social e católica do continente com mais católicos no mundo.

Os representantes do CELAM analisaram junto ao Santo Padre os diferentes aspectos de sua região, como o uso indiscriminado da violência, a legalização do aborto, o matrimônio entre homossexuais, e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo.

Em 6 de outubro, dentro do marco da visita, Dom Aguiar Retes visitou com a sua delegação o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, onde expuseram seu Plano Global para o quatriênio 2011-2015.

No ano 2007, o Papa Bento XVI visitou a América do Sul, por ocasião da Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe celebrada no Santuário de Aparecida (Brasil).

“O patrimônio mais valioso da cultura de nossos povos – a América Latina- é a fé em Deus Amor”, concluíram em Aparecida os máximos representantes latinos junto ao Santo Padre.