O Arcebispo de Gênova e Presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Cardeal Angelo Bagnasco, assinalou que a iminente beatificação do Papa João Paulo II dará à Igreja "uma renovação no impulso missionário da evangelização, para ser verdadeiramente sal e luz do mundo em nosso país".

Em entrevista concedida à Rádio Vaticano no dia 26 de abril, o Cardeal assinalou que "a Igreja deve ser, segundo o mandato do seu Senhor, uma presença propositiva, cheia de levedura, da alegria para o bem de todos, não certamente com o desejo de ser servida, mas com o desejo de servir à sociedade italiana e, portanto, ao bem de todos e cada um, anunciando o Evangelho e a Jesus Cristo".

"E isto com todas as implicações que o mistério de Cristo, anunciado e vivido, comporta no plano antropológico, social, e sobre o plano ético naturalmente: todos os aspectos e âmbitos da vida humana»

Sobre João Paulo II o Cardeal afirma que o Papa polonês "entrou no coração não só da catolicidade, mas do mundo inteiro. Então, poder venerá-lo nos altares é motivo de verdadeira alegria e gratidão para Bento XVI".

Karol Wojtyla trouxe para a Itália e o Ocidente o eco de sua história pessoal: a história que olha a Polônia, o mundo do Leste, que lutou tanto pela própria liberdade e a igualdade".

Em sua homilia da Missa de Páscoa, o Cardeal Bagnasco disse também que, com o exemplo de João Paulo II, "não queremos ser cristãos sonolentos e cansados, mas desejamos gozar da alegria cristã: é um ato de justiça para com Deus que nos fez o grande dom da fé, um dever para quem ao redor de nós procuram luz e um serviço à humanidade que busca desesperadamente o por quê do seu viver e morrer".