Durante a celebração da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, comemorada em 12 de dezembro, cerca de 7 milhões e 280 mil peregrinos visitaram a Basílica mariana, estabelecendo um novo recorde de pessoas que visitam o santuário nesta época do ano.

Segundo informações da imprensa mexicana, até agora a maior afluência de peregrinos no templo mariano havia sido registrado em 12 de dezembro de 2016, com mais de 7 milhões e 196 mil peregrinos.

Em um comunicado de imprensa, a delegação Gustavo A. Madero, em cujo território está localizado o templo, informou que, “com tranquilidade e sem grandes incidentes, foi realizada a Operação ‘Amigo Peregrino 2017’ com uma afluência de 7 milhões e 280 mil fiéis, e depois de participarem da Missa na Basílica, foram embora para seus lugares de origem”.

O responsável pela delegação, Víctor Hugo Lobo Román, indicou que os peregrinos começaram a chegar à Basílica a partir do sábado, 9 de dezembro, e foram instalados sete telões na Avenida Calzada de Guadalupe, que liga o centro histórico da Cidade do México à Villa de Guadalupe.

Lobo Román disse que, devido às baixas temperaturas registradas na madrugada da terça-feira, foram instalados cinco abrigos nos arredores com capacidade para dez mil pessoas.

Segundo indicou o Sistema de Informação da Arquidiocese do México (SIAME), a tradicional Missa das Rosas foi presidida na Basílica de Santa Maria de Guadalupe pelo Cardeal Norberto Rivera.

Em sua homilia, o também Administrador Apostólico da Arquidiocese do México recordou que “neste dia de celebração”, comemoramos “os 486 anos da aparição da Virgem no Tepeyac. Uma celebração que é a nossa identidade, Ela forjou esta pátria e continua caminhando conosco nesta peregrinação da vida ao seu Filho amado, Jesus Cristo”.

O Cardeal Rivera afirmou que “o acontecimento ‘Guadalupano’ não é um sincretismo, mas uma perfeita inculturação, precisamente nos livra de todo engano, traição, mentira ou falsidade, tira toda idolatria e erro. Tudo nela é verdade, harmonia e vida nova”.

Acrescentou que, assim como São Juan Diego, toda a humanidade é chamada a dar uma mensagem do “verdadeiro amor que significa entregar a vida pelo próximo”.

Confira também:

Mais em