Uma bandeira dos Estados Unidos que recorda os falecidos no atentado da Torres Gêmeas em Nova Iorque no 11 de setembro de 2001 e que os peregrinos levaram às Jornadas Mundiais da Juventude da última década, também chegou a Madrid 2011. Pertencia originalmente a uma família de uma jovem católica do Brooklyn que morreu depois do ataque terrorista.

"Esta bandeira foi entregue à família de Suzanne Geraty, que era membro de minha paróquia a quem acompanhei para dar sepultura cristã", contou ao grupo ACI o capelão da diocese do Brooklyn para a JMJ Madrid 2011, Pe. Gerard Sauer.

"Assim a honramos e a todos os que pereceram no 11/9 trazendo esta bandeira à Jornada Mundial da Juventude", acrescentou o sacerdote que também é pároco da Igreja St. Mel na zona de Flushing.

Esta é a quarta vez que esta bandeira é trazida a uma JMJ. Esteve na de Toronto (Canadá) em 2002, logo em Colônia (Alemanha) em 2005 e depois em Sydney (Austrália) em 2008. Ontem guiou centenas de peregrinos dos Estados Unidos a um evento para jovens de língua inglesa preparado pelos Cavaleiros de Colombo no Palácio dos Esportes de Madrid.

O jovem Andrew Patrick, de 17 anos, encarregado de levar a bandeira, afirmou: "significa muito para mim ter recebido esta missão. Sinto-me muito orgulhoso do meu país e muito orgulhoso de poder fazer isto".

Outro dos jovens peregrinos da diocese de Brooklyn, Christopher Da Sciora, também de 17 anos, disse à ACI Prensa que "tenho muitos amigos que perderam familiares no 11/9. Estou orgulhoso de ser americano hoje porque pudemos ressurgir e defender aquilo que acreditamos. É importante que nunca esqueçamos que o que ocorreu mudou a forma de ver o mundo".

Muitos nos Estados Unidos e em outras partes do mundo preparam uma série de homenagens em setembro para recordar às mais de 3 mil vítimas dos atentados de 11/9.

"Esta bandeira representa a nossa cidade, a nosso estado e a nosso país, depois de um evento que foi sentido por todo mundo", concluiu o Pe. Sauer.