A bancada Pró-Vida do Congresso da Colômbia condenou o ataque contra a catedral de Bogotá, cometido ontem à noite por um grupo de feministas que se manifestavam pela legalização do aborto.

Os vídeos publicados nas redes sociais mostram feministas encapuzadas tentando pôr fogo na porta principal da catedral. Outras picharam frases a favor do aborto na fachada.

 

A bancada Pró-Vida, formada por 54 deputados e senadores de diversos partidos, publicou um comunicado ontem (29) no qual condena o uso do "protesto social" como "desculpa para cometer atos de violência e violar o direito à liberdade religiosa dos crentes.

“Rejeitamos os atos de violência e intolerância que ocorreram ontem por um grupo de manifestantes em defesa do aborto. Os ataques contra os fiéis e a tentativa de incineração das portas da catedral primaz da Colômbia são inaceitáveis”, disseram no comunicado divulgado nas redes sociais.

 

Os parlamentares pediram “aos que lideram essas iniciativas, tanto no Congresso quanto na sociedade civil, que tomem medidas efetivas para que a discussão sobre o aborto não seja utilizada como instrumento de perseguição religiosa e muito menos de violência. É urgente conhecer estas medidas e verificar a sua eficácia”.

“Exigimos respeito pela dignidade humana, liberdade de pensamento e liberdade religiosa. Nós que acreditamos na vida vamos lutar por ela, vamos lutar pelo direito de nascer, vamos lutar pela família, vamos lutar por um país pacífico onde a reconciliação, o diálogo e a tolerância sejam a nossa bandeira”, disseram.

As feministas reivindicam aborto “legal e seguro” na Colômbia. Em fevereiro deste ano, o Tribunal Constitucional despenalizou essa prática até as 24 semanas de gestação.

Quatro mulheres envolvidas foram presas, segundo o diretor da Polícia Nacional, general Henry Sanabria.

Confira também: