O Papa Francisco se encontrou hoje na Casina Pio IV, no Vaticano, com o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-Moon, ele agradeceu antecipadamente ao Pontífice pela visita que realizará em setembro à sede das Nações Unidas durante a sua viagem aos Estados Unidos para o Encontro Mundial das Famílias.

Conforme informou a Santa Sé o encontro aconteceu por volta das 9 horas da manhã, quando o Santo Padre foi até a sede da Pontifícia Academia das Ciências para saudar Ban Ki-Moon, que pronunciou o discurso de abertura do congresso internacional ''Proteger a terra, dignificar a humanidade. A dimensão moral da mudança climática e o desenvolvimento sustentável”.

Durante a coletiva de imprensa, o Secretário Geral da ONU expressou sua gratidão ao Papa Francisco por aceitar participar da Assembleia da ONU realizada no dia 25 de setembro deste ano.

“Em seguida, o Pontífice manifestou suas expectativas pelo discurso que dará nessa ocasião e pela publicação da sua próxima encíclica, e esclareceu alguns pontos da ação das Nações Unidas que estão relacionados não só ao meio ambiente, como também aos imigrantes e as dramáticas situações humanitárias nas regiões do mundo sacudidas pelos conflitos”, informou a Santa Sé.

 

 

 

Proteger a Terra

Durante o evento organizado pela Pontifícia Academia das Ciências Sociais participaram líderes religiosos, acadêmicos, diplomáticos e especialistas no campo das ciências.

O chanceler deste dicastério, Dom Marcelo Sánchez Sorondo, deu as palavras de boas-vindas. Posteriormente interveio no evento o Cardeal Peter Turkson, presidente do Conselho Pontifício para a Justiça e a Paz.

A Rádio Vaticano informou que ao finalizar o seminário os participantes assinaram uma declaração conjunta que procurará ser um imperativo moral e religioso do desenvolvimento sustentável para enfatizar “a conexão intrínseca entre o respeito do ambiente e o respeito das pessoas, especialmente dos pobres, dos abandonados, das vítimas do tráfico de seres humanos e da escravidão moderna, das crianças e das gerações futuras”.

Durante a sua intervenção inicial, Ban Ki-Moon agradeceu ao Pontífice pelo diálogo que mantiveram antes deste seminário. Posteriormente, o Cardeal Turkson explicou a importância do tema ''Proteger a terra, dignificar à humanidade. A dimensão moral da mudança climática e o desenvolvimento sustentável”, tema que será central na próxima Encíclica do Papa Francisco.

“É por isso que o Papa Francisco escolheu realizar uma encíclica sobre o cuidado do meio ambiente neste momento único… A Igreja não é especialista em ciências, tecnologia ou economia… mas a Igreja é especialista em humanidade, para chamar verdadeiramente a pessoa humana a obrar com justiça e caridade. É por isso, que a Igreja lê ‘os sinais dos tempos’ como momentos fundamentais na história”, assinalou o purpurado.