Durante o encontro mariano com a juventude e com as famílias em Iasi, na Romênia, o Papa Francisco escutou o testemunho de um casal católico e de seus 11 filhos, dos quais sete decidiram se casar e quatro optaram pela vida religiosa.

Elisabetta e Ioan são provenientes de um pequeno povoado nos arredores da província de Iasi onde, segundo eles, "a pequena comunidade católica vive em harmonia e respeito com os membros da comunidade ortodoxa".

"Não viemos sozinhos, mas junto com nossos 11 filhos: sete deles escolheram formar uma família e quatro escolheram o caminho da consagração ao Senhor, dois sacerdotes e duas religiosas. Alguns vieram do exterior para estar aqui: da Bélgica, da Itália, mas também do outro lado do rio Prut, da República da Moldávia", disse Elisabetta ao Papa.

Com alegria, a mãe idosa afirmou que "hoje estão todos reunidos, como há algum tempo, todo domingo pela manhã", quando iam para a igreja de sua cidade dedicada a Santo Antônio de Pádua, “o santo que sempre nos protegeu", afirmou Elisabetta.

A mãe de família destacou que hoje dão "graças a Deus pelo dom da fé" que receberam de seus pais e avós.

"Foi a fé que nos sustentou quando, como família jovem, tivemos que enfrentar as diferentes dificuldades da vida. Quando vivemos períodos mais intensos, dissemos as mesmas palavras do apóstolo Pedro: 'Senhor, a quem iremos? Só tu tens palavras de vida eterna.  Só em ti encontramos a força para seguir!'".

Elisabetta afirma que foi o Senhor quem lhes deu a "força" para não levar em consideração a opinião das autoridades comunistas de que tinham "filhos demais" e, além disso, que Ele os levou a respeitar suas promessas sacramentais.

"Assim como Jesus não nos desencorajou no caminho da cruz, também não queríamos desistir. O trabalho e a oração nos ajudaram a transmitir aos nossos filhos o que recebemos", acrescentou.

Elisabetta e Ioan contam que rezam constantemente por seus filhos e netos, "para que eles também possam permanecer perto do Senhor" e "construir um futuro sem esquecer onde começaram".

"Sonhamos que todo o nosso povo não esqueça as suas raízes e oramos para que viva em paz e confiança em si mesmos e em Deus, mas também rezamos pela Igreja, pelos sacerdotes, pelas pessoas consagradas, para que tenham a coragem de dar testemunho do Senhor. E também rezamos por Sua Santidade, Santo Padre, para que a Mãe do Senhor sempre possa cuidar de você”, disse Elisabetta, concluindo seu testemunho.

Em outro momento do encontro mariano com jovens e famílias, um jovem católico de Iasi também ofereceu seu testemunho.

Eduard (Eduardo), que cursa faculdade de informática e trabalha na área, afirmou que, como muitos outros jovens de seu país, "tenta viver sua fé em meio a inúmeras provocações", rejeição e desânimo.

Também disse que os jovens são agradecidos ao Senhor pelo "dom" de ter seus pais e avós, "que nos transmitiram a fé e o amor pela vida".

"Desejo afirmar-me em minha terra natal sem ter que buscar minha realização em outros cantos da terra (...). Sabemos que Jesus Cristo responde às nossas aspirações mais profundas e queremos viver nossas vidas em amizade com ele! Queremos dizer a todos que é bom segui-lo, que é bom ser seus mensageiros, que é bom buscá-lo em nossa felicidade", destacou Eduard.

Finalmente, agradeceu ao Papa Francisco, "porque sempre nos recorda que devemos colocar Jesus Cristo no centro de nossas vidas e não ter medo de servir a nossos irmãos".

Confira também: