O Bispo copto católico de Giza (Egito), Dom Antonios Aziz Mina, informou que entre os mortos do massacre perpetrado por extremistas muçulmanos no Cairo, também se encontra um avô católico de 60 anos considerado "a mão direita do seu pároco".

Em entrevista concedida à organização internacional católica Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o Bispo explicou que Naashaat Rateeb, um avô católico de 60 anos de idade, morreu por causa da violência muçulmana que neste fim de semana cobrou a vida de 12 pessoas e deixou mais de 200 feridos nos ataques contra igrejas cristãs.

Dom Aziz também indicou que ante esta situação de perseguição, liderada pelos muçulmanos salafistas que procuram o poder e gerar uma guerra civil, é necessário "que a polícia diga aos que fizeram isto: ‘Vocês não podem fazê-lo. Isto não está permitido’. Sem ação da polícia haverá caos, anarquia total".

Depois de criticar a lentidão da polícia, o Bispo disse que "a reconciliação será possível quando houver justiça. De outra forma será puro teatro e os problemas não serão resolvidos".

O Bispo também lamentou o ataque que ao final do ano passado realizaram os extremistas muçulmanos e que deixou um saldo de 20 cristãos coptos falecidos em Alexandria.

Naqueles dias, o Bispo Copto Católico de Luxor, Dom Joannes Zakaria, comentou à AIS que "no fim de semana passado estive celebrando Missa em algumas de nossas comunidades e esperava que os fiéis estivessem assustados e pensava que seria necessário alentá-los".

"Mas foram eles quem me animaram . Assim é nosso caráter, não nos damos por vencidos. No dia seguinte recolhemos os pedaços e começamos de novo".

"As pessoas estão determinadas a testemunhar a Cristo na terra onde Ele viveu", concluiu.