O terno vídeo de uma avó que “abençoa” a seleção do México antes da sua histórica vitória sobre a Alemanha na Copa do Mundo Rússia 2018 se tornou viral nas últimas horas e, para alguns – tanto de brincadeira como a sério –, foi uma das chaves para a vitória.

A mulher, identificada como Martha González, na cidade de El Paso, no Texas, abençoou cada jogador mexicano quando apareceram na televisão a pedido do seu filho Willy, que divulgou o vídeo no Facebook. Em poucas horas teve cerca de 6 milhões visualizações.

“Esta é a verdadeira razão pela qual o México venceu! Minha mãezinha”, escreveu.

Uma das netas de Dona Martha publicou o mesmo vídeo no Twitter e foi a sensação do dia, tendo recebido mais de 15 milhões visualizações. A “vovozinha da Copa” causou tanto furor que já recebeu pedidos de celebridades de vários países para dar-lhe a sua bênção.

Em sua primeira partida, no domingo, 17 de junho, o México venceu por 1 a 0 a Alemanha, seleção campeã da Copa do Mundo de 2014.

A bênção não é mágica

Pe. David Jasso, ex-diretor do Clube de Futebol Monterrey do México, disse ao Grupo ACI: “Tenho certeza de que muitas pessoas, não só esta avó mexicana, rezamos pela nossa seleção. O futebol e a fé no México estão intimamente unidos, somos um povo futebolista e religioso”.

O sacerdote esclareceu que “a bênção não é mágica” e “não podemos dizer que a seleção venceu por esta bênção ou pelas nossas orações, mas acreditamos que o poder da oração de intercessão e os bons desejos, unidos ao esforço de toda equipe, trouxe a vitória para o México”.

Indicou que a bênção “é a expressão de um bom desejo para alguém” e que no país os pais costumam dar a bênção aos seus filhos. Inclusive, recordou que o Papa Francisco “convidou recentemente os pais de família a abençoar os seus filhos no começo ou no final do dia”.

Pe. Jasso recordou que “a fé e a piedade não são manifestadas somente no templo, é necessário levá-las à vida, ao trabalho e, por que não, ao esporte e ao futebol. Parafraseando o Papa Francisco, podemos dizer que o esporte do futebol, como a Igreja, ‘é um lugar de encontro onde pessoas de todos os níveis e condições sociais se unem para alcançar um objetivo comum’”.

Apesar da polêmica em relação aos excessos de alguns jogadores nos dias anteriores à Copa do Mundo, o sacerdote destacou o gesto da seleção de participar da Missa de domingo antes do jogo contra a Alemanha.

Confira também: