O autor de livros de auto-ajuda Deepak Chopra, o guitarrista da banda Aerosmith, Joe Perry, e a modelo Cindy Crawford integram a equipe de palestrantes convocada pelo Vaticano para a conferência internacional que será realizada em maio sobre a relação entre mente, corpo e alma para a promoção da saúde.

Trata-se da “V Conferência Internacional do Vaticano”, organizada pelo Pontifício Conselho para a Cultura junto com a Fundação Cura, que será realizada de 6 a 8 de maio de 2021, na Sala Nova do Sínodo do Vaticano.

O cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, será coanfitrião da conferência, desta vez online, junto com monsenhor Tomasz Trafny e Robin Smith, presidente da Fundação Cura.

Entre os palestrantes estarão também Kerry Kennedy, da família de políticos americanos; o ex-jogador de futebol americano, Brandon Marshall; a filha do ex-presidente Bill Clinton e da ex-secretária de Estado Hillary Clinton, Chelsea Clinton; o empresário norte-americano John Sculley; entre outros.

Do evento também participará dom Dario Edoardo Viganò, prefeito emérito da Secretária de comunicações, que deixou o cargo depois que, em 2018, manipulou uma carta do papa emérito Bento XVI para usá-la em um livro de teólogos elogiando o papa Francisco.

Na última edição da conferência, em 2018, o escritor da Nova Era Chopra já havia participado como palestrante, assim como a cantora Katy Perry, e músico de rock Peter Gabriel.

De acordo com o seu site, o evento tem como objetivo “melhorar a saúde e o bem-estar humano, incentivando e promovendo a inovação, novas parcerias e promovendo uma maior conscientização do público sobre o poder da prevenção e da preparação”.

Para isso, reunirá “mais de 100 dos principais líderes médicos, cientistas, líderes religiosos, éticos, defensores de pacientes, formuladores de políticas, filantropos e pessoas influentes em conversas poderosas sobre os últimos avanços na medicina, na atenção médica e na prevenção, bem como sobre os resultados antropológicos e o impacto cultural dos avanços tecnológicos”.

Além disso, contará com os diretores executivos de grandes empresas farmacêuticas, incluindo Stéphane Bancel, da Moderna; e Albert Bourla, da Pfizer.

A comissária-adjunta principal da Administração de Medicamentos e Alimentos (FDA) dos EUA, Amy P. Abernethy, também falará. A FDA, por ordem do presidente Joe Biden, permitiu nesta semana a distribuição das pílulas abortivas por correio.

Além disso, contará com a participação de Marc Russell Benioff, fundador, presidente e diretor executivo de Salesforce, uma companhia de bases de dados e serviços a empresa on-line.

Participarão também legisladores, médicos e líderes religiosos.

"Juntos, eles se concentrarão nos avanços na inovação médica e buscarão catalisar a criação de novas abordagens e parcerias interdisciplinares para curar doenças e melhorar a saúde, o bem-estar e a compreensão da singularidade humana", diz o site da conferência.

Um comunicado enviado pela sala de imprensa da Santa Sé afirma que os organizadores promoverão também uma mesa redonda sobre "Ponte entre a ciência e a fé", que explorará "a relação da religião e espiritualidade com a saúde e o bem-estar".

O evento concluirá com uma mensagem do Papa Francisco.

Confira também: