A plataforma cidadã espanhola Hazteoir.org (HO), informou que grupos ateus e anarquistas anunciaram uma marcha atéia para a Quinta-feira Santa na praça de Lavapiés (Lava-pés), na cidade de Madrid (Espanha), semelhante ao que fizeram no dia 13 de maio de 2011 e que foi "uma marcha repleta de burlas e de gritos injuriosos contra os fiéis".

A plataforma assinalou que os organizadores vão pedir autorização à Delegação do Governo em Madrid, e embora digam que sua intenção "não seja atacar as crenças de ninguém" mas somente a hierarquia eclesiástica, a marcha do ano passado esteve "infestada de burlas e de gritos injuriosos para os fiéis".

HO também criticou a falácia com a que os organizadores atacam as celebrações da Semana Santa ao dizer que "o gasto público que supõem estes atos religiosos é difícil de calcular e é sempre excessivo, mais ainda em uma época de crise na qual o governo está recortando verba de serviços sociais essenciais".

Diante deste falso argumento, a plataforma disse que "qualquer um sabe que os gastos que possam envolver as celebrações da Semana Santa são cobertos pelas próprias Confrarias. Mas o caso é ter uma desculpa para tomar a rua com suas manifestações incendiárias de ódio religioso".

Do mesmo modo, HO criticou que os organizadores considerem que a liberdade de expressão "deve carecer de todo limite: nem o respeito nem a tolerância às crenças mais profundas de milhões de cidadãos".

Ano passado, em apenas dez dias 100.000 cidadãos haviam assinado o pedido da HO em defesa da liberdade religiosa fazendo frente à ‘procissão atéia’ no ano passado. “Este foi todo um recorde de participação", assinalou HazteOir.org.