Padre Samuel Giese, pároco da igreja de Santa Joana Francisca de Chantal, em Bethesda, Maryland, EUA, disse que o ataque incendiário de domingo não danificou o sacrário da igreja.

Em vídeo publicado no canal do YouTube da paróquia, aparece o sacrário em chamas. No entanto, Samuel Giese disse à CNA, agência em inglês do grupo ACI, na segunda-feira (11) que as chamas eram apenas reflexos em uma janela que fica atrás do sacrário.

"Não houve fogo no santuário", confirmou Giese ao programa EWTN News Nightly.

O padre disse que o ataque, ocorrido na manhã de domingo (10), não causou danos estruturais à igreja. As imagen e as estações da via-sacra foram derrubadas. Embora o sacrário não tenha pegado fogo, suas portas foram abertas e as hóstias consagradas ficaram espalhadas pelo chão.

As autoridades informaram que outros dois templos próximos foram vandalizados na manhã de sábado (9). Um incêndio na Igreja Metodista Unida de Bethesda Norte causou danos menores e lápides foram danificadas nos terrenos da Igreja batista de Wildwood, sgundo o jornal Washington Post.

No início da missa transmitida ao vivo, Giese disse aos fiéis que achava que a igreja tinha sido atacada por causa da posição da Igreja católica em relação ao aborto.

“Nesse tipo de evento, há a angústia inicial de ver seu espaço de culto vandalizado e atacado”, disse ele. "Mas o que é tão animador, realmente, é a resposta de todos", disse o padre.

Na segunda-feira (11), o padre Giese disse que a paróquia recebeu uma manifestação de apoio da comunidade, assim como do cardeal Wilton Gregory e de outros párocos da arquidiocese de Washington.

Giese contou que outra paróquia local organizou uma missa fúnebre para um dos paroquianos porque a paróquia de St. Jane Frances de Chantal estava fechada para reparos.

“A resposta é tão comovente, calorosa e positiva”, disse Giese. Embora o ataque à paróquia seja um transtorno, disse ele, o apoio tem sido um “maravilhoso consolo”.

Confira também: