O Bispo de Sobral (CE), Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, testou positivo para Covid-19, embora siga assintomático, e por isso se mantém em isolamento na residência episcopal.

De acordo com comunicado da Diocese de Sobral, assinado pelo vigário geral, Pe. Agnaldo Temóteo da Silveira, o Prelado decidiu se submeter ao teste de coronavírus após uma funcionária da residência episcopal ter apresentado “quadro sintomático próprio da Covid-19, chegando a ser internada, na Santa Casa de Misericórdia, para o tratamento adequado”.

Diante disso, o Bispo, bem como todos que tiveram contato com esta funcionária, se submeteu ao teste e adotou o isolamento domiciliar, mesmo enquanto aguardava o resultado do exame. “Entretanto – acrescenta o comunicado – , o resultado do exame deu positivo para covid-19, fato que, de certo modo, o surpreendeu exatamente por causa da ausência dos sintomas”.

“Do seu isolamento, mesmo sem nenhum contato pessoal”, Dom Vasconcelos se sente “profundamente unido a cada um dos seus diocesanos, que também se encontram em isolamento social, fazendo-se solidário, de modo bem particular, com todos aqueles que, como ele, contraíram o vírus e enfrentam este desafio”.

Por fim, manifestam a “gratidão aos profissionais da saúde que estão monitorando” o estado de saúde do Bispo de Sobral, assim como “a solicitude dos seus colaboradores mais próximos, e as orações de todo o povo de Deus”.

Outros 11 Prelados brasileiros também contraíram o coronavírus e dois deles – o Arcebispo Emérito da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto, e o Bispo de Palmares, Dom Henrique Soares da Costa – faleceram em decorrência da Covid-19.

Além disso, conforme boletim publicado em 28 de julho pela Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP), 347 sacerdotes diocesanos testaram positivo para o novo coronavírus, dos quais 21 faleceram.

Confira também: