As comunidades cristãs responsáveis ​​pelo status quo dentro do Santo Sepulcro anunciaram a assinatura de um novo acordo para iniciar uma segunda fase de reforma e reabilitação.

Através de um comunicado de imprensa, o chefe das Comunidades Cristãs responsáveis pelo Status Quo do Santo Sepulcro indicou "com grande alegria e satisfação" que o novo projeto será para "a restauração e reabilitação das fundações do Santo Sepulcro e do pavimento da Igreja do Santo Sepulcro".

Em 22 de março de 2017, uma cerimônia ecumênica foi realizada por ocasião do término do processo de reestruturação da Edícula do Santo Sepulcro, que levou dez meses para ser concluída. A equipe de trabalho foi liderada pela professora Antonia Moropoulou, da Universidade Técnica Nacional de Atenas, que liderou os estudos preliminares e a própria restauração da edícula.

"Este projeto acontece imediatamente após o resultado positivo do projeto para a restauração do Santo Túmulo. Marca e confirma o compromisso contínuo das comunidades com a manutenção e reabilitação deste lugar santíssimo, que em seu silêncio e simplicidade, proclama com eloquência a essência mesma de nossa fé”, expressa o comunicado de 27 de maio.

Além disso, os trabalhos foram financiados pelo Patriarcado Grego-Ortodoxo, pela Custódia da Terra Santa e pelo Patriarcado Armênio, as três principais comunidades cristãs dentro do Santo Sepulcro.

De acordo com o status quo, o novo projeto será realizado em duas fases: "uma primeira etapa de estudo para determinar a situação atual das fundações e uma segunda fase de restauração das fundações e do pavimento da igreja", explicou.

Neste sentido, contarão com o apoio de duas das instituições acadêmicas e científicas italianas mais qualificadas, que realizarão os estudos e executarão o trabalho sob a supervisão do comitê conjunto das três comunidades.

Por último, expressaram suas súplicas a Deus para que conceda a sua bênção sobre esta iniciativa e que o projeto possa terminar com sucesso.

Confira também: