A Abadia de Santo Domingo de Silos, em Burgos, está em uma situação difícil: 13 de seus 24 membros testaram positivos para a Covid-19.

Esta situação, que começou na segunda-feira, 25 de janeiro, quando chegaram os resultados dos testes, obrigou a comunidade beneditina de Silos a ficar em isolamento e suspender a vida comunitária. Trata-se de uma situação que os monges vivem “na esperança cristã”, como conta à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, o Pe. Alfredo, monge da abadia.

Na esperança cristã e em “comunhão com todos aqueles que estão vivendo situações semelhantes causadas por esta terrível pandemia. Também não nos esquecemos dos falecidos”, destaca.

“Nossa comunidade atualmente é composta por 24 membros. Na última segunda-feira, 25 de janeiro, 13 membros testaram positivo para o coronavírus. Um monge está internado em Burgos. Todos apresentam, até o momento, sintomas leves. Os monges que testaram negativo (a outra metade) se organizam para ajudar os doentes distribuindo a comida pelas celas e medindo a temperatura corporal”, explica Pe. Alfredo.

Recorda que o estilo de vida beneditino “se caracteriza por ser uma vida fortemente comunitária e esta foi suspensa. É o pior que estamos passando. Não poder nos reunir em primeiro lugar para cantar o ofício divino, para comer, para nos encontrar no nosso tempo de recreio, para fazer as respectivas tarefas de casa...”.

Neste contexto, Pe. Alfredo sublinha como é importante para eles o apoio que recebem de fora do mosteiro: “A ajuda que recebemos é principalmente a assistência à saúde, com a qual estão muito pendentes da situação e evolução dos nossos doentes contagiados. Do mesmo modo, há muitas pessoas e meios de comunicação que estão se interessando por nós. Isso nos consola e emociona. Sabemos que muitos estão rezando por nós”.

“Estamos vivendo espiritualmente em comunhão com todos aqueles que estão passando por situações semelhantes causadas por esta terrível pandemia. Também não nos esquecemos dos falecidos. E, sempre, na esperança cristã. Como disse o nosso Pai São Bento: ‘E jamais desesperar do amor de Deus’”, assegura.

Na segunda-feira, 25 de janeiro, a Abadia de Santo Domingo de Silos divulgou um comunicado informando que no mosteiro "a situação é delicada" devido ao coronavírus.

Um foco espiritual para a Espanha

A Abadia de Silos é uma das mais importantes da Espanha pela sua história e seu peso cultural e espiritual. Seu claustro é uma das obras-primas da arte românica espanhola, e os monges alcançaram fama mundial por seus esforços pela conservação e revitalização do canto gregoriano.

Embora as primeiras referências ao Mosteiro de Silos sejam do ano 954, a atual abadia data do século XI após a destruição do anterior mosteiro pelos muçulmanos. Foi o monge Santo Domingo Manso, canonizado em 1076, que ergueu o novo edifício de 1041.

Desde então, a Abadia de Santo Domingo de Silos tornou-se um centro espiritual, cultural e político do reino de Castela.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: