Dom Rubén Darío Jaramillo, Bispo de Buenaventura (Colômbia), explicou como será a bênção que fará nesta cidade portuária atingida pela violência, sequestros e assassinatos; para transformar os "lugares de morte" em "lugares de vida".

Originalmente, o Prelado compartilhou a ideia de realizar uma grande bênção de helicóptero, na cidade localizada no departamento do Valle del Cauca, no sudoeste da Colômbia. A notícia foi erroneamente divulgada por alguns meios como se fosse um exorcismo.

Consultado em 10 de julho pelo Grupo ACI, o Bispo de Buenaventura, indicou que a bênção da cidade ocorrerá no sábado, 13 de julho, a partir das 10h, mas não em helicóptero.

"Vamos fazer uma carreata com o carro de bombeiros e a imagem de São Boaventura. Vamos a todos os lugares, aos bairros mais difíceis onde pessoas foram assassinadas nos últimos anos”, explicou.   

Com a carreata e as pessoas que estarão esperando nos diferentes bairros da cidade, "será formado como um povo que vai reinterpretar esses lugares de morte para que agora sejam lugares de vida”, ressaltou Dom Jaramillo.

Em todos os lugares onde a carreata vai parar, o Bispo fará uma oração, haverá um canto e a comunidade se reunirá para ouvir um testemunho. "Vamos rezar pelas vítimas e, em seguida, fazer uma bênção", disse.

"Onde correu sangue, onde o sangue foi derramado, agora vamos derramar água benta como sinal de reparação no local dos mortos caídos pela violência", ressaltou o Bispo em diálogo com o Grupo ACI.

Em meados de junho, o Prelado disse à agência vaticana Fides que "já tivemos 54 mortes violentas neste ano, mas há muitas pessoas que desaparecem. E isso não é informado. O problema é que ainda não existe uma cultura de denúncia porque existe medo, temos uma sociedade que tem medo de informar".

O Bispo também denunciou a existência das chamadas "casas de piques", onde se tortura e assassina as pessoas sequestradas porque dificultam ou não apoiam as gangues e o crime organizado, algo que supostamente havia desaparecido em 2015.

Outro acontecimento que entristeceu Buenaventura e toda a Colômbia foi o homicídio da menina Diana Tatiana Rodríguez, de 11 anos, torturada e assassinada pelo seu tio.

Após o assassinato, milhares de pessoas marcharam em rechaço à violência contra crianças e jovens.

Segundo dados de Medicina Legal na Colômbia, entre janeiro e abril de 2019, 213 menores foram assassinados no país e 7.142 crianças e adolescentes foram vítimas de violência sexual.

Confira também: