Em mais de uma ocasião, o Papa Francisco expressou seu carinho particular pelo time argentino San Lorenzo de Almagro, pelo qual torce desde pequeno. Hoje, dia de São Lourenço, lembramos como surgiu este conhecido time de futebol.

O clube foi fundado em 1º de abril de 1908, na cidade de Almagro. No entanto, agora fica no local conhecido como Bajo Flores, na capital argentina.

Ao ver os meninos jogando nas ruas, o sacerdote salesiano Lorenzo Massa os convidou para jogar no Oratório de Santo Antônio, em troca deveriam ir à Missa todos os domingos.

Originalmente, eram chamados de "Los Forzosos de Almagro". Quando o sacerdote sugeriu mudar o nome, pensaram em vários como “Sentinela de Quito”, “El Almagrenõ”, “Río de la Plata”.

O nome finalmente escolhido foi “Club Atlético San Lorenzo de Almagro”, em homenagem ao Pe. Lorenzo Massa, e também em memória a São Lourenço, o diácono mártir que morreu queimado vivo em um braseiro ardente.

A batina preta que Pe. Massa costumava usar deu origem ao apelido de “os corvos” recebido pelo time, porque quando os jogadores estavam acompanhados pelo sacerdote, eram chamados assim.

O Papa Francisco é o sócio nº 88.235. Segundo indicaram as autoridades do clube, o Santo Padre sempre pagou religiosamente sua taxa de filiação.

Em 19 de março de 2013, os jogadores de San Lorenzo prestaram homenagem ao Papa Francisco, vestindo uma camisa especial com uma foto do novo bispo de Roma em seu peito.

Em maio daquele ano, Oscar Lucchini, encarregado da capela na qual o então Arcebispo de Buenos Aires celebrava Missa em ocasiões especiais, explicou ao Grupo ACI que, após a eleição do Santo Padre, o clube de San Lorenzo pediu permissão para colocar a foto do Papa na camiseta, uma autorização que receberam apenas uma vez.

No total, “foram feitas 30 camisetas. Uma foi doada para a capela, outra foi doada ao clube e as outras foram leiloadas para obras de caridade que o Papa pediu. O Papa sempre nos pede para que não o visitemos, que não gastemos dinheiro e que este dinheiro seja doado para obras de caridade”.

Em agosto de 2014, uma comitiva composta por diretores e jogadores do San Lorenzo de Almagro viajou a Roma para apresentar ao Papa a Taça Libertadores conquistada pelo time naquele ano.

Na ocasião, o Santo Padre disse: “Para mim, San Lorenzo é o time de que toda a família era fanática: meu pai jogava basquete no San Lorenzo, era jogador da equipe de basquete. E, quando éramos crianças íamos, a mamãe também ia conosco, ao gasômetro. Lembro como se fosse hoje da temporada de 46, San Lorenzo tinha uma equipe brilhante, fomos campeões...”.

Confira também: