A basílica de Santo Antônio de Pádua, na Itália, se prepara para a próxima solenidade de Santo Antônio no domingo, 13 de junho.

Os organizadores informaram que, por causa da covid-19, não será possível realizar a tradicional procissão com as relíquias do santo para evitar multidões. No entanto, serão celebradas onze missas, das quais quatro serão solenes.

Na programação, está prevista a celebração de uma missa às 10h (5h de Brasília), que será presidida pelo delegado pontifício dom Fabio Dal Cin. O bispo de Pádua, dom Claudio Cipolla, celebrará outra missa às 11h (6h de Brasília). Às 12h30 (7h30 de Brasília), será a vez do patriarca de Veneza, dom Francesco Moraglia, presidir a Eucaristia. Outra celebração solene será presidida, às 17h (12h de Brasíia), pelo ministro provincial dos Frades Menores Conventuais, o padre Roberto Brandinelli.

ACI Stampa, agência de língua italiana do Grupo ACI, conversou com o reitor da basílica de Santo Antônio de Pádua, o padre Oliviero Svanera. Ele informou que uma relíquia de Santo Antônio, conservada na basílica da Saúde de Veneza desde 1652, será levada em peregrinação por um grupo de fiéis até a basílica de Santo Antônio, onde ficará permanecerá durante uma semana para a veneração dos fiéis. No domingo, dia 20 de junho, a relíquia retornará a Veneza.

O reitor da basílica enfatizou dois ensinamentos de Santo Antônio para o mundo de hoje: a santidade, que está “sempre ao lado dos fracos, dos frágeis, dos necessitados”, e a “capacidade de alcançar a todas as pessoas, tanto as mais cultas como as mais simples, com a pregação e o diálogo”.

A basílica abrirá a partir das 5h30 (0h30 de Brasília) e fechará às 22h30 (17h30 de Brasília). As comemorações poderão ser acompanhadas pelo site www.santantonio.org e https://13giugno.org/

Confira também: