O Papa Francisco recordou São João Paulo II, eleito como Sucessor de Pedro em um dia como hoje, em 16 de outubro de 1978.

“Queridos irmãos e irmãs, hoje comemoramos a eleição do Cardeal Karol Wojtyla para a Sé de Pedro. Agradecemos a Deus por todo o bem realizado na Igreja, no mundo e nos corações humanos através das palavras de João Paulo II, de suas obras e de sua santidade”, disse o Papa Francisco na audiência geral celebrada hoje na Praça de São Pedro, no Vaticano.

“Recordamos que seu chamado para abrir os corações a Cristo é sempre atual”, assegurou Francisco.

"Por sua intercessão, peço ao Senhor abundantes dons do Espírito Santo para todos vocês, suas famílias, suas comunidades e para toda a Igreja", concluiu o Pontífice em sua saudação dirigida aos peregrinos poloneses.

O pontificado de São João Paulo II foi um dos mais longos da história da Igreja. Durou quase 27 anos. Ele fez 104 viagens apostólicas fora da Itália e 146 no país europeu.

Seu amor aos jovens levou-o a iniciar as Jornadas Mundiais da Juventude, em 1985. Sua atenção à família levou-o a inaugurar os encontros mundiais das famílias, em 1994. De fato, em uma ocasião, expressou que gostaria de ser lembrado como "o Papa da família".

Escreveu 14 encíclicas, 15 exortações apostólicas, 11 constituições apostólicas e 45 cartas apostólicas.

São João Paulo II promulgou o Catecismo da Igreja Católica em 1992, reformou o Código de Direito Canônico em 1983 e reorganizou a Cúria Romana.

São João Paulo II morreu em 2 de abril de 2005. Bento XVI o beatificou em 1º de maio de 2011 e o Papa Francisco o canonizou, junto com João XXIII, em 27 de abril de 2014.

Confira também: