No dia em que a Igreja celebra a festa do grande Santo Afonso Maria de Ligório, recordamos um acontecimento especial durante a juventude desse santo italiano, quando conseguiu a conversão de um muçulmano.

Dr. Taylor Marshall, teólogo, filósofo e autor de vários livros, conta que, quando o santo italiano tinha entre 16 e 20 anos de idade, "um fato maravilhoso ocorreu em sua vida".

A família de Santo Afonso “contratou um empregado muçulmano na casa. Ao morar perto dele e observando a sua rotina diária, o muçulmano pediu para ser batizado na fé católica”.

“Quando perguntaram para ele por que, o muçulmano respondeu: ‘Uma religião que produz uma virtude como a dele (Santo Afonso) só pode ser verdadeira’”.

O teólogo norte-americano e pai de oito filhos comenta que esta história “deve nos ensinar que é a santidade que converte os corações que não acreditam em Cristo. Questiono-me quando penso em aplicar isso na minha vida”.

Este fato, acrescentou, “é um alerta para o Ocidente. Por que os muçulmanos não se convertem à fé católica? A resposta poderia ter a ver o fato de que eles não veem que o cristianismo produz uma grande virtude”.

Santo Afonso Maria de Ligório é um santo italiano e um dos 33 doutores da Igreja. Também é padroeiro da teologia moral.

Sua biografia, explica o especialista, “é impressionante. Aqui alguns exemplos disso. Fez um voto solene a Deus de não perder um minuto de sua vida na dor do pecado mortal (...) Fundou os Redentoristas com muito esforço e seus confessores disseram que ele nunca cometeu um pecado mortal desde o seu batismo até a sua morte pacífica”.

“Santo Afonso recebeu permissão para praticar o direito aos 16 anos. Imagine ter um rapaz a esta idade representando-os no tribunal. No entanto, Afonso foi um dos advogados mais procurados de seu tempo em Nápoles”.

O santo morreu aos 90 anos, na noite de 31 de julho para 1º de agosto de 1787. Foi canonizado em 1839 e declarado Doutor da Igreja em 1871.

Confira também: