Dom Ramón Castro Castro, Bispo de Cuernavaca, no estado mexicano de Morelos, celebrou recentemente a Santa Missa em um autocine, em meio às medidas de segurança rigorosas para prevenir o contágio do novo coronavírus.

A celebração eucarística ocorreu no domingo, 19 de julho, às 8h (hora local), a pedido dos fiéis e do pároco da paróquia Ressurreição do Senhor e Santa Maria de Guadalupe, no bairro Guadalupita.

 

Em diálogo com ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, Dom Castro Castro destacou que “depois de vários meses de confinamento, depois de quase cinco meses sem celebrar com o povo, apresentou-se uma oportunidade que tive que discernir diante de Deus, porque a novidade, especialmente na liturgia, deve sempre nos levar a pensar” para agir com prudência.

“Os leigos, junto com o pároco, ofereceram-me a oportunidade de celebrar em um autocine”, recordou, e destacou que embora não seja a primeira vez que ocorre uma Missa assim no México, “sim é a primeira vez em nossa diocese”.

“Depois de rezar, depois de refletir e consultar, aceitei”, assinalou.

 O Prelado mexicano reconheceu que embora tenha presidido a celebração “com certo temor”, descobriu que “foi uma experiência muito boa”.

“As pessoas que participaram realmente necessitavam, sentiam o desejo de estar em uma celebração eucarística e de receber Jesus não espiritualmente, mas sacramentalmente”, assinalou.

“Percebi isso nos rostos, na devoção e na disposição das pessoas”, acrescentou.

O Bispo de Cuernavaca destacou que para a celebração da Missa seguiram “da melhor maneira e de forma rigorosa” o protocolo de desinfecção proposto pelas autoridades.

“Tudo foi feito com uma devoção e uma fé que me deixou sumamente agradecido com Deus por ter aceitado esta sugestão e de ver a moção do Espírito”, disse.

Dom Castro Castro assinalou que “eu acho e estou convencido que houve uma moção do Espírito Santo, para irmos à celebração Eucarística com a segurança necessária que exigem estes tempos”.

“Agradeço a Deus e espero por sua graça e bênção continuar com isso”, assinalou.

Desde 23 de março a celebração da Missa está sendo realizada de forma privada e sem a presença de fiéis na Diocese de Cuernavaca, como medida de prevenção de contágios de COVID-19. Espera-se que a partir dos primeiros dias de agosto o culto público possa ser retomado.

De acordo com o Governo do México, no estado de Morelos foram registrados 3683 casos confirmados de COVID-19 e 785 mortes.

Em todo o país foram confirmados 95.510 casos de COVID-19 e 42.289 mortes.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

Mais em