“Promover a vida humana desde a concepção até a morte natural” é urgente, diz a mensagem final da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, iniciada em 21 de novembro e encerrada ontem na na sede da Conferência Episcopal Mexicana, na Cidade do México.

Os participantes leigos, religiosos, padres e bispos também destacaram a importância de um compromisso para “erradicar o clericalismo” e “um atendimento adequado às vítimas de abusos ocorridos em contextos eclesiais e compromisso com a prevenção”.

Em mensagem divulgada no dia 21 de novembro, o papa Francisco exortou os participantes do evento, promovido pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), a “escutar-se mutuamente” e “escutar os clamores dos nossos irmãos e irmãs mais pobres e esquecidos”.

O evento buscou “reavivar o espírito” da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, realizada em 2007, em Aparecida (SP).

Na mensagem final da assembleia afirmou-se que “a forma de viver a conversão pastoral discernida em Aparecida é a sinodalidade”.

“A Igreja é sinodal em si mesma, a sinodalidade pertence à sua essência; portanto, não é uma moda passageira ou um slogan vazio”, afirma o documento.

“Com a sinodalidade aprendemos a caminhar juntos como Igreja do Povo de Deus, envolvendo a todos sem exclusão, na tarefa de comunicar a todos a alegria do Evangelho, como discípulos missionários em saída”, acrescenta.

Para os participantes deste evento, “o itinerário pastoral que temos pela frente nos guiará no processo de conversão missionária e sinodal”.

Confira também: