De 6 a 12 de novembro, Roma acolherá a 2ª Assembleia europeia da associação Religious in Europe Networking against Trafficking and Exploitation (RENATE), impulsionada por um grupo de religiosas de diferentes congregações que trabalham para pôr fim ao tráfico de pessoas no Velho Continente.

A irmã Imelda Poole, presidente da RENATE, explicou o trabalho e os objetivos da organização em um encontro com a imprensa na sexta-feira, na Sala de Imprensa do Vaticano.

Com várias mesas de debate, os participantes vão expor diversos casos de tráfico, analisar as causas do problema, propor possíveis soluções, escutar testemunhos e colocar sobre a mesa diferentes reflexões para contrastá-las e debatê-las.

Foi entregue aos participantes da assembleia uma carta com o testemunho de uma sobrevivente anônima. Nela, uma mulher jovem conta como caiu nas garras de uma rede de tráfico de pessoas.

“Minhas esperanças e expectativas estão postas em que você, e outros como você, sejam capazes de conseguir o fim do tráfico de pessoas”, diz a jovem, dirigindo-se de forma individual a cada um dos participantes.

Os objetivos do RENATE são desenvolver atividades de sensibilização contra o tráfico de seres humanos; criar redes de trabalho que permitam o intercâmbio de recursos e conhecimentos na luta contra o tráfico; e implementar ações contra este fenômeno que cresce tanto nos países de origem como nos do destino.

A associação recorda que o tráfico humano afeta cerca de 12 milhões de pessoas na Europa, das quais 70% são mulheres, muitas delas menores de 18 anos. A exploração sexual e os trabalhos forçados são as formas mais comuns de exploração na Europa.

Confira também: