Desconhecidos assassinaram um sacerdote católico no domingo, 10 de junho, nas Filipinas, enquanto estava ao lado do altar da sua igreja e se preparava para celebrar a Missa.

Segundo o jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano, Pe. Richmond Nilo, de 40 anos, estava ao lado do altar da Capela de Nossa Senhora das Neves, na cidade de Zaragoza, na província de Nueva Ecija, localizado aproximadamente a cem quilômetros do norte de Manila, capital das Filipinas.

Os assassinos ainda não foram identificados. Eles dispararam quatro vezes contra o sacerdote através de uma janela da capela e depois fugiram.

O ataque ocorreu depois de menos de uma semana que outro sacerdote foi ferido na cidade de Calambia, em Laguna, localizada no sul de Manila.

Pe. Nilo é o terceiro sacerdote católico assassinado nas Filipinas desde dezembro de 2017, explicou o presidente da Conferência Episcopal do país asiático, Dom Geolina Valles, que disse que o homicídio o deixou “profundamente triste”.

Em 29 de abril, Pe. Mark Ventura, de 37 anos, também foi assassinado com uma arma de fogo depois de celebrar Missa na cidade de Cagayan. Em 4 de dezembro, Pe. Marcelito Paez morreu durante um ataque na cidade de Jaén, em Nueva Ecija, depois de ajudar na libertação de um preso político.

L'Osservatore Romano assinalou que “nos últimos oito anos, de 2010 até o primeiro semestre de 2018, 125 sacerdotes foram assassinados em todo o mundo. Quase todos os sacerdotes pagaram com a própria vida a opção de querer viver em meio aos mais pobres, frágeis e indefesos”.

Confira também: