A Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel, no Rio de Janeiro (RJ), foi alvo de ladrões às vésperas da festa de sua padroeira, os quais levaram os cofres com dinheiro ofertado por fiéis.

Segundo informou o portal G1, o crime aconteceu na madrugada de segunda-feira, 8 de fevereiro, e a ação dos ladrões foi registrada por câmeras de segurança.

Por volta das 3h, dois criminosos pularam a grade do templo. Em seguida, um deles escalou uma parede da igreja enquanto o outro aguardava no pátio interno.

O ladrão que escalou a parede teve acesso a uma laje que fica atrás de uma imagem de Santa Teresinha do Menino Jesus. Ele, então, quebrou o vitral, ingressou na igreja e pulou de uma altura de 5 metros.

Conforme ressaltou G1, há seis meses, a Basílica também foi alvo de outros ladrões que entraram pelo mesmo local.

Em entrevista, o pároco, Padre Waltemario Frazão, assinalou que “o que chamou a atenção e causou comoção na comunidade é que Santa Teresinha do Menino Jesus é uma santa que rezou muito e recomendava que orassem pela conversão dos ladrões, até com histórias de ladrões convertidos por conta de suas orações”.

Os criminosos levaram dois cofres com o dinheiro ofertado pelos fiéis, recursos que são usados para obras sociais e manutenção da estrutura da igreja.

De acordo com o pároco, um dos cofres foi abandonado destruído no Boulevard 28 de Setembro, rua onde se localiza a Basílica, e o outro foi deixado duas ruas atrás.

Pe. Frazão ressaltou a “sensação de impotência” diante do sucedido, pois recentemente foram tomadas “medidas de segurança para proteger a propriedade”, mas, mesmo assim, “nós nos vimos agredidos desta forma”.

Segundo o portal de notícias, a Polícia Civil informou que as investigações deste caso são da 20ªDelegacia de Polícia (DP), em Vila Isabel, e os agentes irão analisar imagens das câmeras de segurança e buscar testemunhas que possam ajudar na identificação e prisão dos ladrões.

Confira também: