O meio “El 19 digital”, ligado ao governo de Daniel Ortega na Nicarágua, publicou um vídeo com as primeiras declarações do bispo de Mataagalpa, dom Rolando Álvarez, depois que foi condenado a 26 anos e quatro meses de prisão por “traição à pátria”.

Ao responder sobre como ele está, disse: “Graças a Deus bem, com muita força interior, com muita paz no Senhor e na Santíssima Virgem”.

Comentando o encontro que teve com seus irmãos no sábado (25), dom Álvarez disse que eles “conversaram, comeram bem gostoso aqui com uma comidinha que os amigos do sistema penitenciário nos proporcionaram, com carinho e gentileza”.

Álvarez está preso no centro penitenciário Jorge Navarro conhecido como prisão "La Modelo". Há denúncias de uma série de violações de direitos humanos na prisão, como superlotação das celas, falta de atendimento médico, agressões pelos agentes penitenciários aos presos e retenção de familiares que visitam os presos.

Depois de agradecer às autoridades competentes e à prisão por ter recebido um bom tratamento, dom Álvarez brincou sobre seu estado atual. "Você me vê bem, saudável, e como você vê meu rosto?"

Vestindo o uniforme de preso e visivelmente mais magro, Álvarez também agradeceu "à Santíssima Virgem porque hoje, dia da Anunciação do anjo à Mãe, para que com o seu sim o Verbo se fizesse carne e habitasse entre nós para a nossa salvação e redenção, porque no dia dela meus irmãos puderam vir me ver”.

“A Mãe nos protege e sempre nos cobre com o mesmo amor maternal”, concluiu dom Álvarez no vídeo publicado após a divulgação das primeiras fotos após a sua sentença.

Confira também: