Um recente estudo revelou que os ateus, agnósticos e outras pessoas que se consideram “não filiadas” com religião alguma se encontram em literalmente em extinção e que em 2050 representarão uma pequena fração em declive da população mundial. A pesquisa também mostra um notório crescimento do Islã, e não apenas na península arábica e Oriente Médio.

A investigação “O Futuro das Religiões do Mundo: Projeções de Crescimento de População, 2010-2050”, realizada pelo Pew Research Center dos Estados Unidos, teve como um de seus resultados que “ateus, agnósticos e outras pessoas que não se filiam a nenhuma religião –apesar de estar aumentando em países como os Estados Unidos e França– representarão uma parte cada vez menor da população total do mundo”.

A população “não filiada” a religiões (ateus e agnósticos) representavam em 16.4 por cento da população mundial em 2010. Para 2050, sua percentagem cairia para 13.2 por cento, sendo superados pelos adeptos do hinduísmo.

O Pew Research Center indicou que “o perfil religioso do mundo está mudando rapidamente, devido principalmente a diferenças em taxas de fertilidade e o tamanho das populações entre as principais religiões do mundo, assim como as pessoas que mudam de religião”.

Notável aumento do Islã

“Dentro das próximas quatro décadas, os cristãos seguirão sendo o maior grupo religioso, mas o Islã crescerá mais rápido que qualquer outra religião” indicou a organização americana.

Também com relação aos cristãos, o Pew Research Center apontou que “quatro em cada 10” em todo mundo “viverão na África subsaariana”.

Para acessar ao relatório completo (em inglês), pode ingressar em: http://www.pewforum.org/2015/04/02/religious-projections-2010-2050/