As aparições marianas "nem sempre são verdadeiras", disse o papa Francisco. Segundo o papa, Quando uma devoção mariana é “muito centrada em si mesma, não está bem".

“As aparições marianas são um assunto muito delicado nos dias de hoje”, disse a apresentadora Lorena Bianchetti do programa “A sua immagine”, transmitido no domingo (4), na televisão pública italianade TV a quem Francisco deu uma entrevista. “Como um cristão deve se posicionar diante das aparições, em relação às quais a Igreja é particularmente cautelosa e cuidadosa?”, perguntou Bianchetti.

“Não há necessidade de procurar ali, porque… é um instrumento da devoção mariana que nem sempre é verdade. Às vezes são imagens (criadas pela própria) pessoa. Houve aparições verdadeiras de Nossa Senhora, mas sempre com o dedo assim, em direção a Jesus”, disse o papa.

 “Quando (a aparição) é verdadeira, nunca Nossa Senhora atraiu para si mesma, nunca! Ela sempre apontou para Jesus, como disse nas Bodas de Caná: 'Fazei tudo o que Ele vos disser' (Jo 2,1-12). Essa é Nossa Senhora. Gosto de vê-la assim, apontando para Jesus. Esta é a verdadeira atitude de Maria”.

“Quando a devoção mariana é muito centrada em si mesma, não está bem. Quer na devoção como nas pessoas que a levam adiante”, disse o papa Francisco.

A Santa Sé criou um Observatório de aparições e fenômenos místicos ligados à Virgem Maria para estudar os diversos casos cuja autenticidade ainda não foi aprovada pela Igreja.

Pontifícia Academia Mariana Internationalis (PAMI) criou este observatório com o objetivo de interpretar e estudar fenômenos místicos como aparições marianas, lacrimações, estigmas.

O objetivo do observatório é avaliar e estudar esses fenômenos em nível internacional. Os resultados das investigações serão publicados e serão oferecidas consultorias de alto nível às Igrejas locais e aos bispos. O observatório agirá sistematicamente e colaborará com especialistas.

Confira também: