O Vaticano escolheu o carpinteiro peruano Carlos Hernández para construir e esculpir o altar, dez cadeiras e o ambão que serão utilizados pelo Papa Francisco durante sua visita apostólica aos Estados Unidos em setembro deste ano.

Esta não seria a primeira vez na qual a Santa Sé deixa um trabalho à cargo de Hernández. Segundo Associated Press (AP), no ano 2008 o carpinteiro foi eleito para construir o altar que o Papa Bento XVI utilizou para uma Missa no estádio Nationals de Washington, durante sua visita apostólica aos Estados Unidos.

Atualmente trabalha sob a supervisão de David Cahoon, diácono e carpinteiro americano. Cahoon manifestou à AP que o peruano além de ser um bom empregado é um amigo fiel, e sem ele “não poderia ter minha empresa”.

Hernández mora nos Estados Unidos desde 1999 com sua esposa e seus três filhos, ele é o assistente principal do diácono há duas décadas.

“Eu sou carpinteiro desde que morava no Peru. Meu avô e meu pai sempre me disseram que o ofício de carpinteiro é um privilégio, porque nem todas as pessoas têm a sorte de esculpir uma madeira até obter uma obra de arte. Tenho a sorte de poder ajudar na construção de um altar para o Papa Francisco”, comentou.

Ambos trabalham no altar há um mês na oficina de Cahoon e quando estiver pronto o levarão à Washington para pintá-lo e instalá-lo. Carlos será ajudado por outros 10 carpinteiros para esculpir as dez cadeiras.

Acrescentou que a elaboração do altar é complexa porque não tem pregos nem parafusos, e está conformado por peças de madeira ovalada.

Por sua parte, Hernández assegurou que esperava estar perto do Santo Padre para lhe expressar seu agradecimento por “este privilegio em minha vida”. Elaborar o altar é “um incentivo para seguir trabalhando em um país como este, lugar no qual as coisas não são fáceis”, acrescentou.

Como parte desta visita apostólica, o Papa Francisco canonizará o Beato Junípero Serra, o qual será o primeiro santo hispânico dos Estados Unidos, no dia 23 de setembro, na Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição, localizada em Washington; e logo participará do Encontro Mundial das Famílias na Filadélfia, a ser realizado nos dias 26 e 27 de setembro.

Os móveis para a Missa de canonização foram desenhados por três estudantes da Catholic University of America (CUA). Um deles é Ariadne Cerriteli, estudante espanhola de arquitetura na CUA, ela participou de um concurso convocado pela arquidiocese de Washington e pela universidade.