A arquidiocese de Guadalajara, no México, convocou os sacerdotes locais a se unirem ao “Plano de Assistência aos Enfermos COVID-19”, para continuar levando fé e esperança aos pacientes que lutam contra esta doença nos hospitais da cidade. Em comunicado, a arquidiocese recordou que o cuidado pastoral dos enfermos é uma tarefa que “desde o início da pregação apostólica esteve presente entre os discípulos de Jesus”.

“Alguém de vocês está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que rezem por ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. A oração feita com fé salvará o doente: o Senhor o levantará e, se ele tiver pecados, será perdoado”, diz a mensagem, citando o texto bíblico de Tiago 5, 14-15.

A arquidiocese afirmou que, desde o início da pandemia, a Igreja em Guadalajara respondeu à sua “vocação e missão ao serviço dos mais vulneráveis” com o “Plano de Assistência aos Enfermos COVID-19”, pelo qual mais de 20 sacerdotes “exerceram seu ministério dentro das áreas restritas nos hospitais da cidade”.

“Eles levaram força e esperança ao pessoal da saúde que arrisca sua vida em benefício dos demais. Seu ministério, junto com o trabalho dos leigos profissionais da saúde, levou a graça àqueles que sofreram com esta doença”, acrescentou.

Por isso, convidaram os sacerdotes da arquidiocese a juntarem-se à equipe para continuar atendendo os doentes “para, assim, assegurar pelo menos uma visita de um sacerdote por semana a cada hospital, especificamente aos doentes” de coronavírus.

A arquidiocese disse que os consagrados que decidam fazer parte do plano receberão capacitações e serão acompanhados por outros sacerdotes que já fizeram parte do apostolado.

Além disso, esclareceu que os sacerdotes que decidam unir-se à equipe poderão permanecer em suas paróquias, “simultaneamente a esse serviço”.

A arquidiocese também agradeceu aos diretores do setor da saúde “e a todos os médicos, enfermeiros e enfermeiros, pessoal administrativo e aos trabalhadores dos hospitais”, por todo o apoio prestado “até agora na realização desta assistência espiritual aos doentes de COVID”.

Finalmente, informou que a coordenação do plano estará a cargo do padre Roberto Ramírez Honorato. “Vivamos esta missão de misericórdia. Este tempo exige ações concretas. Que Nossa Senhora de Zapopan nos leve ao encontro daqueles que precisam de nós”, concluiu.

Confira também: