Padre Antonio Luiz Catelan Ferreira, do clero de Umuarama (PR), foi nomeado bispo auxiliar do Rio de janeiro (RJ) pelo papa Francisco hoje, 24 de novembro. O sacerdote já estava servindo na arquidiocese carioca desde 2018. Atualmente, é vigário na paróquia São José da Lagoa e professor de Teologia Dogmática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O bispo eleito também é secretário da Sociedade Brasileira de Teologia Sistemática e da Sociedade Ratzinger Brasil, responsável pelas edições das Obras Completas de Joseph Ratzinger, em português.

Em mensagem por ocasião de sua nomeação, padre Catelan contou que escolheu como lema episcopal Propter testimonium Iesu (“Por causa do testemunho de Jesus”) e o terá “como súplica de ser sustentado permanentemente pelo testemunho de Nosso Senhor para poder dar testemunho dele, como me for exigido pelo ministério a que sou agora chamado”.

“Esse lema, tomado do livro do Apocalipse (1,9 e 20,4), refere-se à fidelidade mantida pelo Apóstolo e pelos mártires em meio a provações e sofrimentos. Nele tenho presente nosso padroeiro, São Sebastião, os mártires Vietnamitas cuja memória hoje celebramos, Santa Águeda, em cuja memória fui ordenado presbítero, com outros três companheiros e a multidão incontável dos mártires de ontem e de hoje, por todo o mundo”, afirmou.

O bispo eleito cumprimentou os demais bispos auxiliares da arquidiocese, sacerdotes, seminaristas, religiosos, leigos. Também agradeceu ao arcebispo, cardeal Orani Tempesta, pela confiança. “Asseguro-lhe minha determinação de viver em comunhão com V. Eminência e de colaborar com seu ministério pastoral do melhor modo que puder, bem como minha dedicação também amorosa ao povo de Deus que compõe esta Igreja local”, afirmou.

Padre Catelan também enviou uma mensagem à sua diocese natal, Umuarama, agradecendo por tudo o que recebeu nesta igreja particular. “Desde os sacramentos da Iniciação Cristã até à Ordem Sagrada do Diaconado e do Presbiterado, passando pelo abundante testemunho de fé e de caridade e por toda a formação que me foi oferecida. De todo o coração, muito agradecido por tudo”.

O arcebispo do Rio, cardeal Tempesta agradeceu pela “solicitude do Santo Padre em nos conceder mais um auxiliar, na certeza que seu ministério irá fortalecer o trabalho pastoral nesta grande cidade, para que a Igreja esteja mais presente nos vicariatos, nas paróquias, nas comunidades, em todos os ambientes, especialmente na vida acadêmica”.

Em uma saudação a padre Catelan, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) afirmou que “a sua dedicação acadêmica, a colaboração na formação do clero e dos leigos da Igreja no Brasil e a larga experiência de serviços pastorais prestados à Conferência animam-nos por indicar um ministério episcopal fecundo e frutuoso”.

Padre Antonio Luiz Catelan Ferreira nasceu em 2 de fevereiro de 1970, em Cidade Gaúcha (PR). Estudou Filosofia no Instituto Nossa Senhora da Glória, em Maringá (PR), de 1987 a 1989, e Teologia no Instituto Paulo VI, em Londrina (PR), de 1990 a 1994. É mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP), e doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi ordenado sacerdote em 5 de fevereiro de 1995. Foi incardinado na diocese de Umuarama, onde exerceu seu ministério como pároco, administrador paroquial, vigário geral, reitor de seminário, membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral e coordenador diocesano de Pastoral. Também foi pároco e reitor de seminário na arquidiocese de Londrina e vigário paroquial na arquidiocese de Maringá.

Padre Catelan também desempenhou várias funções na CNBB, como assessor na Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, de 2011 a 2019; subsecretário adjunto de Pastoral, de 2015 a 2017; secretário do Grupo de Trabalho para as comemorações do cinquentenário do Concílio Vaticano II, de 2011 a 2015; secretário do Grupo de Trabalho para o Colégio Pio Brasileiro, de 2011 a 2015; assessor na Comissão para as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora de 2015 a 2019 e de 2019 a 2023; na Comissão para as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil. 

Atualmente, é membro da Comissão Teológica Internacional; perito da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB e perito da Comissão para Renovação e Reestruturação do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam).

Confira também: