Padre Bertilo João Morsch, do clero da arquidiocese de Santa Maria (RS), foi nomeado hoje (17) bispo auxiliar de Porto Alegre (RS). Até então, ele era vigário geral e pároco da paróquia da catedral de Santa Maria.

“A arquidiocese de Porto Alegre agradece ao papa Francisco pela nomeação e ao padre Bertilo João Morsch pela disponibilidade ao aceitar o convite. Desejamos um fecundo ministério junto a nossa Igreja particular de Porto Alegre”, disse a arquidiocese de Porto Alegre em suas redes sociais.

Natural de Sobradinho (RS), o bispo eleito nasceu em 7 de novembro de 1964, sendo o mais novo de sete irmãos. Em 1978, ingressou no Seminário São José, em Santa Maia, onde concluiu o Ensino Médio. Estudou Filosofia e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia de Santa Maria (IFITESMA) de 1982 a 1986. Também tem mestrado em direito Canônico pela Universidade Lateranense, de Roma.

Foi ordenado sacerdote em 7 de janeiro de 1989, na capela São Miguel de Pitingal, em Sobradinho, sua cidade natal.

Durante seu ministério sacerdotal, atuou como vigário paroquial na paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Júlio de Castilho (RS), de 1989 a 1990. Foi também vigário paroquial na paróquia São Pedro no município de São Pedro do Sul (RS), entre 1991 e 1993. No ano seguinte, assumiu como pároco e permaneceu até 2000.

Entre 2001 e 2003 fez seu mestrado em Direito Canônico em Roma e, ao retornar, foi nomeado pároco e reitor do santuário basílica menor Nossa Senhora de Medianeira, em Santa Maria. De 2006 a 2010, foi referencial da Câmara Eclesiástica de Santa Maria junto ao Tribunal Eclesiástico. E, de 2013 a 2021, foi reitor do seminário maior São João Maria Vianney e pároco da paróquia da Ressurreição, em Santa Maria.

Desde 2005, atua como professor de Direito Canônico e Pastoral Fundamental na Faculdade Palotina (FAPAS), em Santa Maria. É também defensor do vínculo junto ao Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Santa Maria e membro do conselho de formação da arquidiocese e do colégio de consultores.  

A arquidiocese de Porto Alegre é governada pelo arcebispo dom Jaime Spengler e tem outros três bispos auxiliares, dom Aparecido Donizeti, dom Adilson Busin e dom Darley Kummer.

Confira também: