A arquidiocese de Olinda e Recife, a Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife e a Cáritas Brasileira Nordeste 2 conseguiram uma doação de € 500 mil para ajudar a população afetada pelas chuvas que atingiram Pernambuco em maio e junho. As chuvas deixaram 132 mortos, mais de 128 mil desabrigados ou desalojados, e 43 municípios em situação de emergência.

O especialista em emergências rápidas do Serviço da Ajuda Humanitária da Comissão Europeia (ECHO, na sigla em inglês) da União Europeia para as Américas, Roman Majcher foi convidado para uma visita aos locais mais atingidos dos municípios de Recife, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes.

Depois das visitas, foi feito um mapeamento das necessidades, foram identificadas as falhas no processo de apoio às populações afetadas, que resultou na elaboração da Resposta Emergencial Pernambuco: Recife, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, projeto ao qual serão destinados os € 500 mil levantados via consórcio Cáritas Internationalis, Cáritas Suíça, Cáritas Brasileira e União Europeia.

O dinheiro vai ser usado para necessidades urgentes da população como: higiene, abrigo, operações de limpeza e reparações, saúde mental e proteção, tal como a assistência em dinheiro. Segundo o boletim da campanha emergencial #SOS Recife e Região Metropolitana, o trabalho já atendeu cerca de 5 mil famílias em mais de 36 paróquias. Aproximadamente 25 organizações da sociedade civil foram mobilizadas, mais de 500 colchões e cobertores foram entregues, cerca de cinco toneladas em cestas de alimentos, além de kits de higiene e limpeza.

 

Confira também: