Após a permissão para que cinco paróquias em Los Cayos retomem as Missas públicas no último dia 15 de maio, o Arcebispo de Miami (Estados Unidos), Dom Thomas Wenski, estendeu a boa notícia aos párocos de outros dois condados do estado da Flórida.

Trata-se dos condados de Miami-Dade e Broward, que poderão iniciar as celebrações na terça-feira, 26 de maio, sob rigorosas medidas de segurança para os participantes. Portanto, anunciaram que as Missas pela internet continuarão no futuro imediato e a dispensa continuará “indefinidamente”.

Todas as restrições foram descritas pelo Arcebispo em uma carta aos fiéis, publicada em 18 de maio.

Entre as principais medidas, Dom Wenski anunciou que para as Missas "todos os fiéis devem usar máscaras e desinfetantes para as mãos, conforme necessário".

Com relação à capacidade, disse que "será baseada em um distanciamento social de seis pés (1,8 metro) por pessoa / família ou aproximadamente 25 a 30% da capacidade normal", e pediu aos fiéis que "sigam as instruções para se sentar, assim como para entrar e sair do prédio da igreja”.

Sobre o contato físico, Dom Wenski disse que os fiéis "não darão as mãos durante a oração do Pai-Nosso, nem se cumprimentarão no momento da Paz". Também não "serão fornecidos folhetos de canto ou de Missa (embora os fiéis possam trazer os seus próprios ou acessar leituras das escrituras por meio de um aplicativo eletrônico)".

Em relação a outras atividades e reuniões na paróquia, foi anunciado que continuarão suspensas, a menos que sejam virtuais. "Os fiéis devem entrar em contato com a paróquia para obter informações mais detalhadas", afirmou.

Dom Weski pediu encarecidamente que "os doentes fiquem em casa".

“Também anima os idosos frágeis ou aqueles que são vulneráveis ​​devido a uma condição pré-existente e aqueles que cuidam deles a ficarem em casa e continuarem assistindo às Missas dominicais celebradas pela internet em sua paróquia ou em outras paróquias. Consultem a lista publicada no site da arquidiocese”, acrescentou.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: