A Arquidiocese de México informou que "compreende os motivos" que impedem a esperada viagem do Papa Bento XVI a esta capital e agradece "do mais profundo do coração" que o Pontífice tenha escolhido esta cidade como sede do Encontro Mundial das Famílias 2009.

 

O Sistema Informativo da Arquidiocese de México (SIAME), lembrou que em uma "conferência de imprensa em Roma, para dar a conhecer os avanços do Encontro Mundial das Famílias, a realizar-se na cidade de México em janeiro do próximo ano, sua eminência, o Cardeal Ennio Antonelli, presidente do Pontifício Conselho para a Família, deu a conhecer que Sua Santidade Bento XVI não poderá visitar nosso país para presidir a celebração deste magno evento mundial".

 

"A Arquidiocese de México compreende os motivos que o Cardeal Antonelli manifestou; ou seja, a avançada idade do Sumo Pontífice e o conselho de seus médicos quem não lhe recomenda sua estadia em uma cidade cuja altitude afeta a sua saúde", explica o SIAME.

 

Do mesmo modo, informam que o "Cardeal Norberto Rivera Carrera e a Arquidiocese de México agradecem, do mais profundo do coração, que o Santo Padre tenha escolhido e distinguido a nossa cidade como sede do Encontro Mundial das Famílias 2009, e em que embora –pelos motivos já antes expostos– o Papa Bento XVI não poderá nos acompanhar em janeiro próximo, queremos lhe expressar nosso profundo amor, admiração e lealdade".

 

"Nossa Pátria sempre amou ao Papa e se manteve em comunhão com ele. Por isso, Sua Santidade pode ter a certeza deste ‘México sempre fiel’, que sabe entregar sua devoção, amizade e carinho ao Vigário de Cristo na Terra. Por nossa parte, estamos seguros de nos encontrar no coração e nas orações do Papa, como o manifestou o Cardeal Antonelli ao declarar que Sua Santidade ama muito ao povo mexicano e tem em grande consideração a esta Igreja particular", concluiu o texto.