A arquidiocese de Santa Cruz, Bolívia, condenou a violência feminista que ocorreu em frente à catedral da cidade no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Em nota divulgada no dia 27 de novembro, a arquidiocese boliviana lamentou a "agressão violenta e cheia de insultos lançados por um grupo de feministas" na marcha que realizaram na quinta-feira, 25, "às 18h30 em frente à catedral".

“É surpreendente que as autoproclamadas defensoras das mulheres ajam violentamente contra a própria mulher”, disse a arquidiocese, pois as feministas bateram em uma mulher do lado de fora do templo.

"Essa atitude intolerante e agressiva desqualifica a bondade da causa", disse.

No dia 25 de novembro, feministas em várias cidades da Bolívia e outras partes da América manifestaram-se violentamente, danificando edifícios públicos e privados e atacando igrejas católicas.

A arquidiocese de Santa Cruz também expressou sua preocupação pela “ausência de agentes de segurança e ordem, cuja missão é evitar confrontos, defender a integridade e a vida das pessoas, bem como preservar a paz cidadã e o patrimônio histórico, cultural e religioso da nossa cidade”.

“Convidamos as autoras destes excessos e todos a acolher o chamado do Senhor e a ser agentes de paz e de vida e não anunciadores de ódio e violência: 'Bem-aventurados os que trabalham pela paz, porque serão chamados Filhos de Deus'", concluiu.

Confira também: